Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O tom certo para a vitória em Tondela: Luís Pinto iguala registo histórico de 2014/15

Rodrigo Coimbra
Luís Pinto em estreia nos campeonatos profissionais
Luís Pinto em estreia nos campeonatos profissionaisCD Tondela, Flashscore
O Tondela tem sido um dos destaques neste arranque de temporada. Sob o comando de Luís Pinto, jovem treinador a cumprir a primeira temporada nos escalões profissionais, os beirões são a única equipa que ainda não perdeu qualquer jogo na Liga 2: seis vitórias e quatro empates nas 10 primeiras jornadas.

Recorde as incidências da partida

O início de temporada do Tondela é digno de filme. Os beirões começaram por deixar fugir dois pontos nos descontos na Madeira (2-2), perderam uma vantagem de dois golos na segunda jornada (2-2), recuperaram de uma diferença de dois golos (2-2) na terceira e anularam uma vantagem tangencial do adversário (1-1) na quarta. Resultado: quatro empates nas quatro primeiras jornadas.

O apelo de Luís Pinto aos adeptos do Tondela
O apelo de Luís Pinto aos adeptos do TondelaCD Tondela/Opta by Stats Perform

A vitória, por fim, surgiu em Mafra (0-4) de forma contundente, mas a derrota surpreendente na visita ao modesto Marialvas (2-1), na Taça de Portugal, deixou no ar uma questão: afinal, do que é capaz esta equipa?

A resposta não podia ser mais clara e começou a ser dada no dérbi da Beira Alta, frente ao Académico de Viseu (4-1), que marcou o início de uma caminhada de seis triunfos consecutivos (!) no campeonato, até ao topo da tabela classificativa da Liga 2.

Numa prova "muito renhida" e com equipas de "qualidade", o registo impressiona, mas não é inédito para os lados de Tondela. A última vez que aconteceu foi na época 2014/15, há exatamente 10 anos, num ano que terminou com a subida histórica do emblema auriverde ao principal escalão do futebol nacional.

"Não vale a pena andarmos a falar de objetivos a longo prazo"

Pés bem assentes no chão, sem grandes deslumbres. É desta forma que Luís Pinto, treinador do conjunto tondelense, encara este ciclo positivo. O jovem treinador abraçou o primeiro desafio nos campeonatos profissionais, depois de trabalho feito no Campeonato de Portugal e Liga 3, e tem sido cauteloso na abordagem ao momento, como no rescaldo à última vitória na receção à UD Oliveirense (2-0).

"Acho importante valorizarmos as vitórias. Houve uma tentativa de banalizar o que fizemos, mas o que fizemos foi começar a ganhar 2-0 de uma forma que poucas equipas conseguiriam, com uma personalidade muito forte. Por isso, não podemos banalizar o que é vencer. Esse é um apelo que deixo aos nossos adeptos: joguem a nosso favor. Tivemos uma primeira parte tão competente; não vamos deixar que, por acharmos que o jogo estava fácil, devíamos ter feito mais. Respeitamos o jogo e o adversário. Era um jogo sobre o qual já se dizia que estava ganho. Isso não existiu no nosso balneário", defendeu em conferência de Imprensa.

A forma recente do Tondela
A forma recente do TondelaFlashscore

"Não podemos, nem nós aqui dentro nem a cidade, achar que está tudo feito e encher o peito. Temos de ser humildes. Sei que podíamos ter festejado mais um golo ou dois, mas as vitórias são muito importantes, e esta é mais uma", completou.

Leia a crónica do encontro

O Flashscore marcou presença no encontro da 10.ª jornada da Liga 2 e procurou a resposta para a série histórica de seis triunfos do Tondela. Puxámos a cassete atrás e recuámos até à época 2014/15, de boa memória para os beirões, para perceber junto do próprio Luís Pinto se é algo que estimula o grupo às suas ordens.

"É uma competição tão renhida, em que há um equilíbrio tão grande na qualidade das equipas, que temos de nos focar em chegar amanhã e fazer a recuperação como deve ser para o jogo de sábado. Acredito que a razão para isso é a forma como os jogadores se dedicam todos os dias e a forma como conseguirmos evoluir enquanto equipa e sermos competitivos. Tenho de tirar o chapéu aos meus jogadores, porque eles trabalham mesmo muito para termos capacidade no dia do jogo e estarmos o mais preparados possível", atirou o técnico, sem nunca se comprometer com um objetivo a longo prazo.

Os próximos jogos do Tondela
Os próximos jogos do TondelaFlashscore

"Seis vitórias não nos dão nada; dão um grande gosto por fazermos as coisas bem feitas e termos o resultado dessas coisas bem feitas, algo que é muito importante. O nosso objetivo não pode ser a longo prazo, tem de ser a curto prazo, e temos um jogo no sábado onde precisamos de ter o máximo de dedicação para conquistar três pontos. Não vale a pena, numa competição tão competitiva como esta, andarmos a falar de objetivos a longo prazo", sustentou.

A análise de Rodrigo Coimbra
A análise de Rodrigo CoimbraFlashscore