Play-off da Liga 2: Lusitânia bate Feirense (1-0) no primeiro dérbi em 38 anos
Lusitânia de Lourosa 1-0 Feirense
O play-off da Liga 2 reservou uma bela surpresa para os adeptos do futebol. 38 anos depois (1986, numa eliminatória da Taça de Portugal), Lusitânia de Lourosa e Feirense reencontram-se, naquela a grande rivalidade de Santa Maria da Feira.
E reuniram-se todos os ingredientes para uma bela partida de futebol: o tempo ajudava e milhares encheram o reduto do Lusitânia numa onda amarela pontuada com uma mancha azul e branca de adeptos rivais, que fez a curta viagem de 8 quilómetros.
À procura do regresso aos escalões profissionais, o Lusitânia de Lourosa começou melhor e até colocou a bola dentro da baliza, mas o lance foi anulado depois de Artur Soares Dias ter anulado o golo por falta de Dmytro Lytvyn sobre Washington, aos 17 minutos. Ainda assim, o ascendente foi todo dos anfitriões no primeiro tempo, com os forasteiros a chegaram à área contrária pela primeira vez aos 43 minutos.
A etapa complementar pareceu trazer um Feirense diferente, quando Dudu obrigou José Costa a uma defesa atenta aos 56 minutos, mas foi a exceção à regra. O Lusitânia continuou a dominar e foi recompensado com a vantagem aos 70 minutos, quando Zakpa aproveitou o erro de Shimaga e assistiu Jefferson Nem.
Festa nas bancadas que até podia ter sido maior, com os anfitriões a dominarem, mas faltou a finalização para um resultado mais dilatado. A derrota pela margem mínima é um mal menor para o Feirense que agora tem o duelo em casa (2 de junho) para tentar reverter a situação e evitar a queda no terceiro escalão.