Sete jogadores que não mereciam descer de divisão
Carlinhos (Portimonense)
Jogos na Liga 2023/24 (minutos): 32 (2850)
Golos: 10
Assistências: 6
Rating Flashscore: 7,1
Se dúvidas existissem em relação à forma como é que Carlinhos iria apresentar-se na nova temporada, após uma época 2022/23 marcada por uma lesão grave no joelho esquerdo, elas foram dissipadas nos primeiros meses. O médio brasileiro marcou logo no primeiro jogo da nova época, frente ao Estrela da Amadora (3-1), e foi fundamental para os triunfos frente a Vitória SC (1-2) e Vizela (2-3), com dois golos em cada partida, na reta final do mês de setembro.
Os algarvios pareciam destinados a grandes voos em 2023/24, mas a verdade é que caíram do ponto de vista coletivo com o passar do tempo e despediram-se com a eliminação aos pés do AVS, 3.º classificado da Liga 2. E não foi por culpa de Carlinhos. O camisola 11 destacou-se nos golos (12) e nas assistências (seis), embora sem conseguir evitar que o barco de Paulo Sérgio se afundasse.
Héctor Hernández (Chaves)
Jogos na Liga 2023/24: 32 (2608)
Golos: 14
Assistências: 1
Rating Flashscore: 6,9
O avançado espanhol já tinha deixado boas indicações na sua primeira temporada em território nacional e acabou por explodir este ano. Mesmo numa equipa que mostrou sempre muitos problemas desde o início, Héctor duplicou o número de golos (14 na Liga, cerca de 45% dos golos da equipa na Liga), com particular destaque para a exibição diante o Gil Vicente (4-2), na 8.ª jornada.
Com os transmontanos a mostrarem algumas debilidades na construção, assistimos várias vezes ao camisola 23 a pisar terrenos mais próximos do meio-campo, na procura exacerbada de ter a bola, mostrando que não é o típico avançado de ficar à espera apenas que as oportunidades lhe cheguem. Merecia mais.
Essende (Vizela)
Jogos na Liga 2023/24: 31 (2669)
Golos: 15
Assistências: 1
Rating Flashscore: 6,9
O avançado francês era um perfeito desconhecido para a grande maioria dos adeptos portugueses, até porque os últimos anos da carreira de Essende tinham sido passados nas ligas secundárias francesas, apesar da sua formação no colosso Paris SG. No entanto, o jogador natural de Montfermeil mostrou rapidamente estar acima do patamar que o rodeava no Vizela.
De imponente estampa física, Essende tornou-se um goleador temível numa equipa em francas dificuldades para se afirmar e não conseguiu evitar a descida de divisão. A compra do seu passe em janeiro foi um golpe natural do conjunto vizelense, mas o seu futuro dificilmente irá passar por Vizela.
Hélio Varela (Portimonense)
Jogos na Liga 2023/24: 33 (2737)
Golos: 6
Assistências: 4
Rating Flashscore: 7,1
Após uma temporada nos sub-23 dos algarvios, Hélio Varela foi uma agradável surpresa trazida por Paulo Sérgio para a equipa principal. De jeito desconcertante, o extremo cabo-verdiano assumiu-se rapidamente como um dos pilares da equipa e deu brilho às suas prestações com números - seis golos e quatro assistências.
O bom desempenho em 2023/24 abriu-lhe inclusive as portas da seleção de Cabo-Verde, estreando-se com a camisola dos Tubarões Azuis na reta final do ano 2023.
João Correia (Chaves)
Jogos na Liga 2023/24: 30 (2104)
Golos: 3
Assistências: 1
Rating Flashscore: 6,6
O capitão dos flavienses beneficiou do sistema de Moreno, que lhe permitiu explorar as suas capacidades em terrenos mais adiantados, e mostrou ser sempre muito mais um elemento agregador de qualidade no meio de um caos que foi a equipa do Chaves ao longo do tempo.
Ou seja, apesar de o contexto não ser muito favorável, a verdade é que João Correia conseguiu diferenciar-se e manter um rendimento muito constante, tal como o já mencionado Héctor Hernández.
Filipe Relvas (Portimonense)
Jogos na Liga 2023/24: 32 (2799)
Golos: 2
Assistências: 3
Rating Flashscore: 6,8
O central cumpriu a terceira temporada consecutiva na equipa principal do Portimonense, estreando-se a marcar na presente época, pautando o seu percurso pela regularidade.
Aos 24 anos, a sua polivalência - tanto joga a central como mais encostado à lateral esquerda - é uma mais valia e dificilmente continuará no Algarve para jogar na Liga 2.
Samu Silva (Vizela)
Jogos na Liga 2023/24: 32 (2766)
Golos: 4
Assistências: 2
Rating Flashscore: 7,0
A história de Samu merece ser contada a todos aqueles que sonham um dia chegar à Liga. O médio acompanhou o Vizela desde o Campeonato de Portugal até ao principal escalão e por lá se afirmou.
Esta temporada não foi muito memorável em termos coletivos, mas o médio lutou muito e deixou tudo em campo, em prol de uma causa que acabou perdida. Aos 28 anos, tem futebol a mais para a Liga 2.