Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

604 dias e 72 jogos depois, Gyökeres voltou a ser substituído em jogo para o campeonato

Viktor Gyökeres em destaque ao serviço do Sporting
Viktor Gyökeres em destaque ao serviço do SportingAFP
O Sporting fechou a 9.ª jornada da Liga Portugal, na segunda-feira, com uma importante vitória no Bessa, frente ao Boavista (0-2), que permite à equipa liderada por Rúben Amorim seguir isolada na liderança, com mais três pontos do que os dois principais rivais Benfica e FC Porto. Viktor Gyökeres ficou em branco, mas o seu nome é protagonista nesta estatística bastante curiosa.

Recorde as principais incidências da partida

Os números de Viktor Gyökeres
Os números de Viktor GyökeresFlashscore

Minuto 86. A placa sobe com o número 9: Viktor Gyökeres dá lugar a Paulinho. Num primeiro olhar parece uma alteração absolutamente natural e normal de Rúben Amorim, para dar descanso a um jogador que tem sido um dos principais destaques do Sporting (e da Liga) neste primeiro terço de temporada. Mas não, esta substituição deixa marca para memória futura.

Contratação mais cara da história do emblema de Alvalade, o internacional sueco não teve dificuldades para impor-se no onze leonino. Além de golos e assistências, Gyökeres encaixou na perfeição na frente de ataque e mostrou sempre uma inesgotável capacidade para ir à luta, uma energia ímpar do primeiro ao último minuto, que muito tem contribuído para o primeiro lugar dos leões na Liga.

Essa capacidade para manter o mesmo nível ao longo de 90 minutos fez com que o sueco chegasse a uns incríveis 72 jogos (62 no Coventry e 10 no Sporting) como titular sem nunca ser substituído, contabilizando apenas jogos de clubes para o campeonato (não entram nestas contas os encontros para a Taça ou ao serviço da seleção da Suécia). Ou seja, sempre que foi escalado para o onze, o avançado cumpriu os 90 (ou 120 minutos). A série terminou no Bessa, na última segunda-feira, 604 dias depois do Swansea-Coventry, a contar para a 36.ª jornada do Championship 2021/22.

Toques na bola no meio campo do adversário
Toques na bola no meio campo do adversárioOpta by Stats Perform

Em jogos a contar apenas para o campeonato, é bom lembrar que Gyökeres esteve praticamente um ano a jogar de forma consecutiva os 90 minutos. Desde 29 de outubro de 2022, quando foi suplente utilizado na receção do Coventry ao Blackpool, do Championship, até ao dia 25 de setembro deste ano, quando não saiu do banco na receção do Sporting ao Rio Ave, da Liga, foram 39 jogos seguidos a tempo inteiro, que demonstram que o camisola 9 é muito mais do que uma máquina de fazer golos.

“Tem sido fácil entrosar-me com a equipa. Todos me têm ajudado bastante. Por isso, sim, tenho-me sentido bem desde o início. Estou muito feliz. É bom ver que fizeste boas exibições durante o mês e que foste premiado por isso. Mas a época é longa, por isso espero continuar assim e que outros jogadores do Sporting possam ser reconhecidos nos próximos meses”, disse recentemente.

Na temporada passada, Gyökeres marcou 22 golos (mais 12 assistências) em 50 jogos ao serviço do Coventry, numa caminhada que bateu à porta da Premier League. Esta época são já oito golos (uma assistência) em 11 jogos. Suficiente para manter o Sporting na rota do título?

Os próximos jogos do Sporting
Os próximos jogos do SportingFlashscore

Papel diferente na seleção

Aos 25 anos, Viktor Gyökeres contabiliza 17 internacionalizações (cinco golos e duas assistências) pela Suécia, não tendo aí um estatuto equiparável ao que tem vivido nos clubes que tem representado nos últimos anos.

De indiscutível e (muitas vezes) totalista no Coventry e Sporting, o avançado foi titular apenas em 8 dos 17 jogos realizados ao serviço da seleção sueca e só em três deles cumpriu os 90 minutos, curiosamente dois nas duas últimas internacionalizações.

Gyökeres contabiliza 17 internacionalizações
Gyökeres contabiliza 17 internacionalizaçõesSvenska FA