Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aflitos e sem estabilidade na baliza: O dado que une Marítimo e Paços de Ferreira

Vekic foi lançado no jogo com o Vitória de Guimarães após a expulsão com Marafona
Vekic foi lançado no jogo com o Vitória de Guimarães após a expulsão com MarafonaPaços de Ferreira
São os dois clubes que mais golos sofreram esta época na Liga, mas também os que mais guarda-redes usaram. No total, são quatro os guardiões que disputaram jogos no campeonato por cada uma destas duas equipas.

Este sábado, a Madeira vai ser palco de um duelo decisivo nas contas da edição 2022/23 da Liga. 16.º classificado, com 19 pontos, o Marítimo vai receber o Paços de Ferreira, 17.º, com 17 pontos, numa partida que vai ter implicação direta na despromoção.

Além da necessidade de pontos, estes dois clubes partilham um dado pouco comum no campeonato. Ambos utilizaram quatro guarda-redes diferentes nas 27 jornadas já disputadas da prova. Uma situação curiosa, numa prova em que Buntic (Vizela), Vlachodimos (Benfica), Jhonatan Luiz (Rio Ave) e Luiz Júnior (Famalicão), todos guardiões, são os únicos jogadores que disputaram todos os minutos desta edição da Liga.

Um facto que pode ajudar a explicar esta rotação é o número de golos sofridos. Marítimo (50) e Paços de Ferreira (46) são as duas piores defesas da competição, ainda que o lanterna vermelha Santa Clara (42) não esteja já muito longe. Situação que pode ter proporcionado mais rotatividade numa posição em que costuma ser rara.

Vamos então às contas.

Começando pelo Marítimo, Miguel Silva foi o titular na primeira jornada e fez oito jogos, sendo que agora está no Beitar Jerusalém de Israel. Matous Trmal foi o homem que se seguiu, sendo que o guarda-redes checo soma seis partidas na Liga. Em janeiro chegaram Makaridze e Marcelo Carné. O brasileiro de 33 anos tem sido o titular e leva também oito partidas, com o georgiano a somar mais cinco.

No Paços de Ferreira, Jordi Martins começou com titular e fez seis partidas, sendo que o brasileiro de 29 anos está atualmente no Grêmio Novorizontino. Seguiu-se José Oliveira, guardião de 21 anos, que somou dois jogos. Vekic soma oito e Marafona, que chegou no mercado de inverno é o mais utilizado com 12 partidas disputadas.

Este sábado, Marcelo Carné e Vekic deverão ser os titulares (Marafona está castigado), dois guarda-redes que não estiveram sequer na ficha de jogo da primeira volta.