Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

André Villas-Boas: "A ausência de informação emperrava o nosso crescimento"

Mário Rui Ventura
André Villas-Boas, presidente do FC Porto
André Villas-Boas, presidente do FC PortoX/FC Porto
André Villas-Boas, presidente do FC Porto, assina esta segunda-feira o editorial da edição deste mês da revista "Dragões", publicação do clube azul e branco, onde destacou o novo Portal da Transparência, a nova relação com os sócios e o guarda-redes Diogo Costa.

André Villas-Boas considera o novo Portal da Transparência como uma ferramenta indispensável para os sócios do FC Porto finalmente terem a informação sobre o clube que tanto pediram ao longo dos anos, "sobretudo porque a maioria esmagadora dos sócios do clube estava ansiosamente a questionar-se sobre a real situação do FC Porto".

"Essa ansiedade atingiu um limite insuportável quando os sinais ganharam particular eloquência em momentos chave. Ora eram jogadores, ativos do clube, cujas transações deixavam dúvidas, ora eram alertas que saltavam de Relatórios, ora era o sobressalto provocado por avisos das instâncias internacionais do futebol europeu … tudo a culminar com a lenta interiorização de que os interesses do FC Porto poderiam ser melhor defendidos e colocados em primeiro lugar", explicou André Villas-Boas.

"A ausência de informação ou a dificuldade em obter algumas respostas claras emperrava o nosso crescimento enquanto clube e marca. Os nossos sócios em primeiro lugar, os nossos simpatizantes, os nossos parceiros comerciais e institucionais, as entidades oficiais e outras ligadas ao futebol, nacionais e internacionais exigiam uma resposta efetiva a este problema. Entregamos aos nossos Sócios um Portal da Transparência, uma praça (virtual) aberta, onde à luz do dia qualquer Sócio pode encontrar, de forma organizada, toda a informação relevante sobre o nosso Clube. Aí, os restantes stakeholders encontram também a informação de que necessitam", sublinhou o presidente do FC Porto.

"A auditoria forense que está em curso irá também permitir que os sócios tenham um conhecimento mais aprofundado da verdadeira situação do FC Porto. Se mais houver a fazer nesta matéria, iremos fazê-lo", prometeu o líder dos dragões.

Villas-Boas deixou ainda elogios a Diogo Costa, guarda-redes internacional português.

"Ir além do expectável é uma das nossas marcas. Pela nossa persistência, pela seriedade, pelo trabalho, pelo exemplo que vemos nos que nos antecederam e elevaram este clube, pela emoção que encontramos quando dois ou milhares de Portistas se reúnem e vibram com o nosso clube e aí encontram a sua essência e força para ir mais longe. O Diogo Costa é tudo isto. Dentro e fora do campo. Dele esperamos tudo, dele teremos tudo. Um jogador à Porto", escreveu.

O editoral completo de André Villas-Boas

"Claro mais claro não há

A transparência não é um fim em si mesmo. Apesar de se apresentar como um valor, apenas se revela quando acrescenta algo a cada um de nós ou a um grupo ou organização. E esse valor é tanto maior quanto maior for a possibilidade de lhe aceder na plenitude.

Foram essas as nossas preocupações. Um clube que é dos Sócios, que a eles pertence, tem que assentar a sua força na relação que com eles constrói, mantém e legitima diariamente. Em qualquer momento, qualquer um deles tem o direito de saber o que é seu por direito, por quem e de que forma está a ser gerido ou rentabilizado, que operações podem impactar a vida do clube e que perspetivas de futuro são legitimas alimentar. Felizmente, hoje a tecnologia permite-nos disponibilizar essa informação, em tempo real, a qualquer momento, a partir de qualquer lugar. Porque não fazê-lo?

Sobretudo porque a maioria esmagadora dos Sócios do Clube estava ansiosamente a questionar-se sobre a real situação do FC Porto. Essa ansiedade atingiu um limite insuportável quando os sinais ganharam particular eloquência em momentos chave. Ora eram jogadores, ativos do clube, cujas transações deixavam dúvidas, ora eram alertas que saltavam de Relatórios, ora era o sobressalto provocado por avisos das instâncias internacionais do futebol europeu … tudo a culminar com a lenta interiorização de que os interesses do FC Porto poderiam ser melhor defendidos e colocados em primeiro lugar.

A ausência de informação ou a dificuldade em obter algumas respostas claras emperrava o nosso crescimento enquanto clube e marca. Os nossos Sócios em primeiro lugar, os nossos simpatizantes, os nossos parceiros comerciais e institucionais, as entidades oficiais e outras ligadas ao futebol, nacionais e internacionais exigiam uma resposta efetiva a este problema.

Entregamos aos nossos Sócios um Portal da Transparência, uma praça (virtual) aberta, onde à luz do dia qualquer Sócio pode encontrar, de forma organizada, toda a informação relevante sobre o nosso Clube. Aí, os restantes stakeholders encontram também a informação de que necessitam. São sete as áreas abordadas: Pessoas e Organização, Jogadores, Contratos e Informação Financeira, Sustentabilidade, Infraestruturas, Documentos e Canais de Denúncia. O património, os ativos, como são geridos e rentabilizados, quem os gere, de que forma, com que cuidado, com quem estabelece relações comerciais, parcerias, como nos relacionamos com as instituições, que contas apresentamos. Tudo aqui com transparência. A auditoria forense que está em curso irá também permitir que os Sócios tenham um conhecimento mais aprofundado da verdadeira situação do FC Porto. Se mais houver a fazer nesta matéria, iremos fazê-lo.

Estou certo de que com Sócios informados e esclarecidos damos sempre um passo mais firme para crescermos. Com os que já estão connosco e com os que todos os dias chegam a nós. Esta atitude já está a dar frutos. Mais são aqueles que querem ser nossos Sócios, que procuram informação sobre nós – e, desta vez, recebemos também um rasgado elogio da UEFA por termos marcado o mundo do futebol por termos ido além do expectável no que toca à transparência.

Ir além do expectável é uma das nossas marcas. Pela nossa persistência, pela seriedade, pelo trabalho, pelo exemplo que vemos nos que nos antecederam e elevaram este clube, pela emoção que encontramos quando dois ou milhares de Portistas se reúnem e vibram com o nosso Clube e aí encontram a sua essência e força para ir mais longe. O Diogo Costa é tudo isto. Dentro e fora do campo. Dele esperamos tudo, dele teremos tudo. Um jogador à Porto."