Antevisão Liga: Benfica tenta esquecer mau arranque e busca na Luz a primeira vitória
Será o primeiro jogo oficial dos encarnados no Estádio da Luz, numa época iniciada com importante vitória na Supertaça (2-0) em Aveiro, frente ao rival FC Porto, mas ensombrada poucos dias depois com uma estreia a perder no campeonato. É preciso recuar 10 anos para assistir à última derrota das águias na estreia no campeonato, quando saíram derrotadas dos Barreiros diante do Marítimo (2-1), em agosto de 2013, numa época em que até se sagraram campeãs.
Na segunda-feira, no fecho da primeira jornada, o Benfica caiu com estrondo, desta vez no Estádio do Bessa, diante do Boavista (3-2), num jogo em que ficou reduzido a 10 jogadores, por expulsão de Petar Musa. O avançado croata ficará de fora na segunda jornada, abrindo espaço à entrada do reforço Arthur Cabral, enquanto o lateral Jurásek será baixa forçada, devido a uma lesão que o deverá parar durante um mês.
Com o Estrela Amadora, derrotado em casa na estreia, frente ao Vitória de Guimarães (1-0), resta ainda saber se Roger Schmidt manterá na baliza Vlachodimos, agora com a concorrência do ucraniano Trubin, depois de o grego comprometer no primeiro jogo.
Entre os candidatos, o FC Porto precisou de puxar dos galões para vencer na estreia em casa do Moreirense (2-1), campo onde esteve a perder, enquanto o Sporting salvou-se nos descontos, em casa, frente ao Vizela (3-2).
Na segunda ronda, os dragões recebem no domingo (18:00) o promovido Farense, de regresso dois anos depois, enquanto o Sporting abre na sexta-feira a ronda com uma visita em Rio Maior ao Casa Pia (20:15), que, na estreia, goleou em casa dos algarvios (3-0).
A primeira jornada não teve empates, dividindo o arranque da Liga em vencedores, Gil Vicente, Casa Pia, Rio Ave, Arouca, Sporting, Boavista, FC Porto, Famalicão e Vitória de Guimarães, e vencidos, Estoril Praia, Benfica, Vizela, Moreirense, SC Braga, Estrela da Amadora, Desportivo de Chaves, Farense e Portimonense.
Entre os derrotados, e também com surpresa, o SC Braga, emblema batido em casa pelo Famalicão (2-1), que, no sábado, visita o Desportivo de Chaves na segunda jornada (18:00), num jogo a opor duas equipas em busca dos primeiros pontos.
Os bracarenses chegam à segunda jornada depois de terem garantido durante a semana o apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, a última etapa antes da fase de grupos, mas em que têm primeiro de eliminar os gregos do Panathinaikos.
A Liga distribui a segunda jornada em quatro dias, entre sexta-feira e segunda-feira, com o último dia a fechar com a receção do Famalicão ao Moreirense, a partir das 20:15.