Antevisão Liga Portugal: FC Porto e Sporting defrontam recém-promovidos, Benfica em Vizela
Os axadrezados, que até têm vantagem na diferença entre golos marcados e sofridos relativamente a dragões e leões, recebem o Desportivos de Chaves no jogo de encerramento da ronda, no qual se tocarão os extremos da competição, uma vez que os flavienses ocupam o último lugar.
Após os jogos de apuramento para o Europeu de futebol de 2024 – em que a seleção portuguesa alcançou a maior vitória de sempre, ao golear o Luxemburgo por 9-0 -, o campeonato regressa na sexta-feira, com a visita do FC Porto ao estádio do Estrela da Amadora.
O vice-campeão nacional procura reencontrar-se com as vitórias, depois do empate polémico na ronda anterior na receção ao Arouca, obtido com um golo marcado aos 90+19 minutos, num encontro que marcará o regresso do treinador Sérgio Conceição ao banco de suplentes, após 23 dias de suspensão.
O clube portuense, que, além do empate com o Arouca, venceu as restantes três partidas disputadas na Liga por 2-1, não tem boas recordações do último confronto com o Estrela da Amadora, 13.º classificado da prova, que perdeu por 2-1, em abril de 2009, referente à segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
O Sporting, que também deixou escapar na jornada anterior os primeiros pontos na época 2023/24, mas de uma forma menos surpreendente, ao empatar 1-1 no reduto do SC Braga, apenas entra em ação no domingo, jogando em casa com o Moreirense.
Os leões tentarão capitalizar o bom momento de forma do avançado Paulinho, melhor marcador do campeonato, com quatro golos, frente a um adversário que ocupa o 10.º lugar e que tem como melhor resultado em Alvalade o empate alcançado em 2014, num total de 12 jogos na Liga.
O Boavista, que se estreou com um triunfo sobre o Benfica, poderá responder aos companheiros de liderança na segunda-feira, quando receber o Desportivo de Chaves, único clube ainda sem qualquer ponto conquistado, mas que não perdeu nas últimas quatro deslocações ao Bessa.
O Benfica, que após o desaire frente aos boavisteiros obteve três triunfos consecutivos – o último por categórico 4-0, sobre o Vitória de Guimarães -, procura manter a senda vitoriosa no sábado, em Vizela, antes da estreia na Liga dos Campeões, na qual terá a companhia de FC Porto e SC Braga.
O campeão em título ocupa quarto lugar, em igualdade pontual com os vimaranenses, ambos a um ponto de distância do trio de comandantes, e nunca encontrou muitas facilidades no recinto do 12.º posicionado, mas saiu sempre triunfante nos quatro encontros lá realizados.
O SC Braga, sétimo colocado, a três pontos do topo da classificação, visita no sábado o recém-promovido Farense (15.º), enquanto o Vitória de Guimarães recebe o Portimonense (17.º e penúltimo), no dia seguinte, pouco tempo depois de o Arouca (oitavo), única equipa sem derrotas, além dos líderes, receber o Casa Pia (nono).