Antevisão Liga: Sporting e Benfica prosseguem duelo pelo título ante Boavista e Casa Pia
Este artigo semanal normalmente publicado à quinta-feira saiu mais tarde por respeito e solidariedade para com a greve dos jornalistas de 14 de março.
Os rivais lisboetas estão separados por um ponto, com vantagem para os leões, que ainda têm menos um jogo realizado, enquanto o FC Porto, que recebe no sábado o aflito Vizela, é já um distante terceiro classificado, a sete pontos do comandante e a seis do campeão nacional.
Os dois primeiros classificados do campeonato vão enfrentar equipas do meio da tabela, após disputarem na quinta-feira dois jogos na Liga Europa, em que tentarão melhorar os empates registados em casa na primeira mão dos oitavos de final: o Sporting frente à Atalanta (1-1) e o Benfica perante o Rangers (2-2).
A equipa treinada por Rúben Amorim recebe o nono classificado com o conforto que o Estádio José Alvalade lhe tem proporcionado na época 2023/24, uma vez que é a única equipa 100% vitoriosa na condição de visitada, aliado ao facto de os axadrezados terem seis derrotas nos últimos 10 jogos fora do Bessa.
Sporting e Boavista encerram a ronda pouco depois de Benfica e Casa Pia se defrontarem em Rio Maior, casa emprestada da equipa de Pina Manique, 11.ª posicionada, o que talvez ajude a explicar o fraco pecúlio no seu reduto, no qual tem cerca de metade dos pontos conquistados nos recintos dos adversários.
A vitória alcançada na jornada anterior, sobre o Estoril (3-1), amenizou a contestação ao treinador alemão Roger Schmidt, após duas derrotas seguidas, com os rivais Sporting (por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal) e FC Porto (por traumático 5-0, para a Liga), e o empate com o Rangers.
O FC Porto é o primeiro dos três crónicos candidatos ao título a entrar em ação, quatro dias após ter sido eliminado nos oitavos de final da Liga dos Campeões, pelo Arsenal, em Londres, num jogo em que foi obrigado a disputar prolongamento e desempate por grandes penalidades (4-2, após derrota por 1-0).
Perante o Vizela, 17.º e penúltimo colocado, a formação orientada por Sérgio Conceição, procura dar continuidade à retoma competitiva, que foi iniciada com a goleada ao Benfica e prosseguiu com um triunfo seguro em Portimão (3-0), após um período conturbado, em que venceu apenas uma das quatro partidas disputadas anteriormente.
O SC Braga ficou mais acossado no quarto lugar pelo Vitória SC, quinto classificado, que na jornada passada reduziu o atraso para três pontos, e não deverá encontrar facilidades na receção ao Gil Vicente, oitavo, enquanto os vimaranenses deslocam-se ao reduto do lanterna-vermelha Chaves.
Moreirense e Arouca, sexto e sétimo posicionados, respetivamente, protagonizam um embate entre equipas em posição muito tranquila, em contraponto com Estoril Praia (16.º, em lugar de play-off de manutenção) e Portimonense (15.º), que têm na sexta-feira um confronto importante na luta pela permanência na Liga, na abertura da 26.ª ronda.
Programa da 26.ª jornada:
- Sexta-feira, 15 mar:
Estoril – Portimonense, 20:15
- Sábado, 16 mar:
Famalicão - Estrela da Amadora, 15:30
SC Braga - Gil Vicente, 18:00
Farense - Rio Ave, 18:00
FC Porto – Vizela, 20:30
- Domingo, 17 mar:
Chaves - Vitória SC, 15:30
Moreirense – Arouca, 15:30
Casa Pia – Benfica, 18:00
Sporting – Boavista, 20:30