Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ao ritmo de Banza: SC Braga goleia Boavista (4-0) com bis do congolês

Banza marcou dois golos e chegou ao topo dos melhores marcadores da Liga
Banza marcou dois golos e chegou ao topo dos melhores marcadores da LigaOpta by Stats Perform/LUSA
O SC Braga venceu esta segunda-feira o Boavista, por 4-0, no fecho da 23.ª jornada do campeonato. Simon Banza, com dois golos, foi a figura da partida e já igualou Gyokeres no topo dos melhores marcadores, sendo que Abel Ruiz e Zalazar também colocaram o seu nome na lista. Com este resultado, o SC Braga aproveitou os deslizes de Vitória SC e, sobretudo, do FC Porto, ficando agora a três pontos do 3.º lugar, ocupado pelos dragões.

Recorde as incidências da partida

Depois de ter perdido com o Chaves, Ricardo Paiva manteve a confiança no onze do Boavista, abdicando apenas de Pedro Malheiro, a cumprir castigo, para lançar Onyemaechi.

Do lado do SC Braga, depois da desilusão europeia, diante do Qarabag, Artur Jorge fez quatro alterações, com Serdar, Joe Mendes, Vítor Carvalho e o recuperado Ricardo Horta nos lugares de Niakaté, Borja, Zalazar e Pizzi.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Anulado de um lado, dois do outro

Foi o SC Braga que começou ao ataque, primeiro com um remate de Serdar, de muito longe e sem perigo, aos 6 minutos, antes de Roger, aos 9', rematar para a primeira defesa apertada de João Gonçalves.

O Boavista conseguiu equilibrar e, à meia hora, Bozeník teve a primeira ocasião para visar a baliza de Matheus, embora em fora de jogo. Quatro minutos depois, Bozeník marcou mesmo, após cruzamento de Salvador Agra, mas o golo seria anulado pelo VAR, devido a fora de jogo.

Não marcou o Boavista, marcou o SC Braga e, no espaço de dois minutos, com dois golos que deram tremendo conforto à equipa de Artur Jorge antes do intervalo.

Já depois de um remate de Víctor Gómez ao lado, aos 39 minutos, servido por Abel Ruiz, foi o goleador dos minhotos, Banza, a construir e finalizar o 1-0 aos 42': Roger desmarcou Reisinho, Banza arrancou em direção à área axadrezada, ultrapassou Abascal e colocou a bola entre as pernas de João Gonçalves.

Dois minutos depois, aos 44', Serdar serviu Abel Ruiz, que passou para Roger, com o extremo a colocar em Ricardo Horta. Foi o capitão quem picou para a entrada da área onde Abel Ruiz, com novo toque de classe, picou à saída de João Gonçalves, assinando o 2-0.

O Boavista ainda tentou reagir, dentro dos três minutos de compensação, mas o melhor que conseguiu foi um remate à meia volta de Bozeník, aos 45+3', que Matheus segurou.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Mudar para construir o 3-0

Sem alterações para a segunda parte, em ambas as equipas, voltou a ser o SC Braga a primeira a rematar, com Banza, de cabeça após livre de Ricardo Horta, a atirar por cima dos 53 minutos.

Respondeu o Boavista no minuto seguinte, com Reisinho a servir Bozeník, valendo o corte de João Moutinho para canto.

À hora de jogo Artur Jorge mexeu, lançando Borja e Bruma nos lugares de Víctor Gómez e Ricardo Horta e, dois minutos depois, Banza fez o 3-0, bisando na partida, com participação das duas unidades lançadas em campo: Bruma aguentou a pressão, antes dde desmarcar Borja, que cruzou para o remate de Banza, avançado que alcançou, com 17 golos, Viktor Gyokeres no topo dos melhores marcadores da Liga, com cinco golos nos últimos quatro jogos.

Aos 65' Ricardo Paiva também mexeu, colocando Joel Silva e Chidozie nos lugares de Reisinho e Filipe Ferreira, enquanto Artur Jorge tirou Roger e lançou Zalazar.

Banza, esse, ficou à beira do hat trick aos 68 minutos, após passe de Zalazar, mas o avançado não conseguiu o remate e acabou mesmo por tocar a bola com a mão.

Porém, e tal como tinha acontecido no 3-0, também o quarto golo do SC Braga, apontado aos 72 minutos, saiu do banco, desta vez através do próprio autor, Zalazar, após assistência de Banza, com remate cruzado e forte do médio uruguaio, assinando o 4-0.

A dez minutos do final, tempo para mais alterações, com Ndour e Pizzi a entrarem no SC Braga, por João Moutinho e Abel Ruiz, antes de Vukotic, Martim Tavares e Ibrahima Camará serem lançados no Boavista, saindo Seba Pérez, Makouta e Bruno Lourenço.

Aos 84 minutos João Gonçalves impediu que Pizzi criasse perigo, antes de Bozenik, aos 85 minutos, servido por Onyemaechi, cabecear ao lado, e aos 86' ter visto Matheus impedir, com enorme defesa, o golo, que seria de qualquer forma anulado por fora de jogo. Pelo meio, aos 85', o pé de João Gonçalves impediu o hat trick de Banza.

Ainda antes dos três minutos de compensação, Bruma falhou o 5-0, com a bola ainda a desviar em Chidozie.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Com este resultado o SC Braga chega aos 46 pontos, foge ao rival Vitória SC, que tem 41, e fica a três do pódio, ocupado pelos 49 pontos do FC Porto.

Homem do jogo Flashscore: Banza (SC Braga)

O mapa de calor de Banza diante do Boavista
O mapa de calor de Banza diante do BoavistaOpta by Stats Perform/LUSA