Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Peças pretas para o xadrez dos cónegos: Sporting vence Moreirense e retoma liderança

Atualizado
Sporting venceu com golos de Trincão e Pedro Gonçalves
Sporting venceu com golos de Trincão e Pedro GonçalvesAFP/Opta by Stats Perform
O Sporting voltou à liderança partilhada da Liga Portugal depois de vencer o Moreirense, em Moreira de Cónegos, por 0-2. Dois golos de Morita e Pedro Gonçalves, apontados logo no início da partida, foram suficientes para que a equipa de Rúben Amorim conseguisse uma vitória tranquila para chegar aos 55 pontos.

Siga as principais incidências

Para ganhar jogos (e campeonatos) não é preciso marcar cinco golos todas as jornadas. O Sporting de Rúben Amorim sabe disso como ninguém, afinal, o aspeto defensivo foi o destaque do último campeonato nacional conquistado pelos leões.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Por isso, mais do que marcar muitos ou sofrer poucos, o Sporting concentra-se, nesta fase, em dar poucas oportunidades aos adversários. Tal como o SC Braga na jornada anterior, também o Moreirense, sensação desta edição da Liga Portugal, teve dificuldades para visar a baliza de Adán e acabou a primeira parte sem remates à baliza e com o desfecho da partida quase encaminhado.

Rúben Amorim voltou a apostar na equipa que, para já, parece ser a mais forte. Eduardo Quaresma e Trincão fazem parte, claro, tal como Geny Catamo. No Moreirense, só a titularidade de Ismael, que também foi titular na receção ao Benfica, surpreendeu.

Se nos lembrarmos desse jogo, havia motivos para os sportinguistas desconfiarem da deslocação de segunda-feira a Moreira de Cónegos, mas a desconfiança foi cedo tranformada em tranquilidade, uma vez que o Sporting marcou à primeira ocasião da partida.

Na sequência de um canto a partir da direita, Frimpong, que já tinha mostrado alguns sinais de hesitação segundos antes, aliviou contra Morita, que estava em cima da linha de golo para abrir o marcador e fazer um dos golos mais fáceis da carreira.

Esse momento fez com que o Sporting apostasse ainda mais no controlo da partida. Coates, com bola, chamou os adversários e o Moreirense não mudou a linha de execução. A pressão ao primeiro portador não era intensa, mas apertava assim que o Sporting conseguia progredir.

Na estreia do novo equipamento, a equipa que equipou de negro começou a criar maior volume de oportunidades. Kewin foi valendo com algumas boas intervenções, mas mesmo sem a inspiração de Gyökeres houve eficácia leonina, como tem sido habitual nas últimas partidas.

O objetivo foi claro: sem assumir riscos, o Sporting tentou chegar ao 0-2 que permitisse controlar a partida, até porque o calendário e o campeonato apertam. Por isso, a inspiração de Trincão, que galgou terreno pelo centro até assistir Pedro Gonçalves desde a direita, ajudou a descansar os homens de Rúben Amorim.

A primeira parte teve apenas o sentido da baliza de Kewin, mas o Moreirense, que começou, muito lentamente, a subir a linha de pressão, mostrou que o jogo não estava decidido quando ainda faltavam 45 minutos para jogar.

As estatísticas da partida ao intervalo
As estatísticas da partida ao intervaloOpta by Stats Perform

Paciência para jogar xadrez

Sabemos que o xadrez pode não ser o mais entusiasmante dos jogos, mas quando a estratégia é boa até o menos entusiasta da modalidade admira as intenções de quem a construiu.

Ainda no banco de suplentes, Rui Borges chamou a equipa técnica para preparar a estratégia da segunda parte. Rúben Amorim, por outro lado, recolheu rápido aos balneários. Também aí, os dois treinadores adotaram ideias distintas.

O Moreirense voltou mais agressivo para o segundo tempo e forçou o Sporting a uma estratégia mais cautelosa, que podia resultar no golo da confirmação, anulado a Trincão logo nos instantes iniciais da segunda parte, depois de Pedro Gonçalves acertar no poste.

No entanto, na estratégia montada, Rui Borges também acautelou o sempre perigoso ataque à profundidade da equipa leonina, que foi praticamente inexistente em Moreira de Cónegos.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Se a segunda parte de Kewin foi bem mais tranquila, para Adán foi mais do mesmo. O Moreirense continuou sem rematar à baliza do guarda-redes espanhol, os minutos foram passando e, finalmente, o Sporting fez xeque-mate para voltar à liderança da Liga Portugal.

Melhor jogador em campo Flashscore: Morita (Sporting)

O mapa de calor de Morita
O mapa de calor de MoritaSporting CP/Opta by Stats Perform