Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Afinal havia mesmo ouro em casa: FC Porto vence Santa Clara

Atualizado
A festa dos jogadores do FC Porto
A festa dos jogadores do FC PortoOpta by Stats Perform, FC Porto
Num terreno tradicionalmente difícil (venceram apenas dois dos últimos quatro jogos em São Miguel), o FC Porto consegui uma importante vitória com os golos de Iván Jaime e Galeno, com Vasco Sousa a rubricar uma excelente exibição. Santa Clara ainda conseguiu provocar calafrios no primeiro tempo, mas acabou por sucumbir com o cartão vermelho a Adriano aos 63 minutos.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

É uma das frases cunhadas neste consulado de Vítor Bruno. Referindo-se à posta nos elementos da formação, muito por vicissitude das questões financeiras, o novo treinador do FC Porto não quis falar em prata da casa, mas sim em ouro da casa. E encontrou mesmo ouro, não só na formação.

Num onze sem reforços – e com apenas as entradas de Fran Navarro (titular pela segunda vez no FC Porto) e Vasco Sousa – os azuis e brancos mostram uma face diferente em relação à era Sérgio Conceição. Dominadores, assumem o controlo da partida com posse de bola e procuram encontrar o perigo nas costas dos médios adversários através do posicionamento de Iván Jaime, Vasco Sousa e Danny Namaso, deixando as faixas para os laterais.

O mapa de passes do FC Porto
O mapa de passes do FC PortoOpta by Stats Perform

Contudo, esta ideia de jogo ainda deixa o FC Porto algo suscetível defensivamente e só um grande Diogo Costa evitou a festa de Vinícius logo aos cinco minutos. Mais letal foi o FC Porto que aos 16 minutos, na primeira vez que apanha um muito bem organizado Santa Clara em contrapé, marca: Iván Jaime teve espaço na área e marcou o terceiro golo em três jogos. Sorri o espanhol e sorri o FC Porto que só não contou com ele na época passada por opção técnica.

Em seguida foi outro dos afastados de Sérgio Conceição a mexer com o jogo. Depois de falhar o golo após ser isolado por Vasco Sousa, Fran Navarro foi derrubado por Alysson e Fábio Veríssimo apontou para a marca de penálti. Chamado a marcar, Galeno fez o quarto golo esta temporada e deixou os dragões mais descansados.

A desconcentração de Diogo Costa aos 30 minutos – deixou escapar a bola que tocou em Vinícius e só não deu golo porque Galeno cortou em cima da linha – foi o mais perto que o Santa Clara ficou de reagir. A equipa de Vasco Matos sentiu muitas dificuldades em aproximar-se da baliza azul e branca e perdeu capacidade de reação quando Adriano pisou Alan Varela e foi expulso, estavam decorridos 62 minutos. Mais perto esteve o 3-0, quando Gabriel Batista fez uma grande defesa ao remate de Gonçalo Borges (82 minutos).

Qual ourives, Vítor Bruno vai trabalhando com o ouro que tinha em casa e até agora conseguiu um arranque de época perfeito. O Santa Clara desceu à terra após a goleada no Estoril e vai preparar-se para as agruras da luta de manutenção.

Homem do jogo Flashscore: Iván Jaime (FC Porto).

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform