Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Banho turco com vistas para o pódio: Benfica estreia-se a vencer fora diante do Boavista

Atualizado
A festa dos jogadores do Benfica, com Kokçu e Akturkoglu em destaque
A festa dos jogadores do Benfica, com Kokçu e Akturkoglu em destaqueProfimedia/Opta by Stats Perform
O Benfica venceu esta segunda-feira o Boavista, por 2-0, no encerramento da 6.ª jornada do campeonato, alcançando a sua primeira vitória fora de portas na edição 2024/2025. Pavlidis, aos 11 minutos, inaugurou o marcador, antes de Kokçu, aos 31', fazer o segundo, ambos com assistências de Akturkoglu. com Arthur Cabral a fechar o resultado aos 90+2 minutos. Os encarnados sobem assim ao pódio da Liga, atrás de Sporting e FC Porto, enquanto o Boavista é a primeira equipa acima da linha de água.

Recorde as incidências da partida

Com opções limitadas, Cristiano Bacci fez duas mexidas no onze com Abascal, lesionado, e Gonçalo Miguel, a darem lugar a Joel Silva e João Barros.

Do lado do Benfica, e com Bah igualmente lesionado, Bruno Lage optou por Tomás Araújo em vez do jovem Kaboré, mexendo ainda no meio-campo, com Aursnes a titular, em vez de Rollheiser.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O primeiro remate da partida pertenceu a Salvador Agra, logo aos 3 minutos, e após um canto do... Benfica. Kökcü e Akturkoglu hesitaram no remate, o Boavista recuperou e, em contra-ataque rápido, Salvador Agra rematou de meia distância, ao lado da baliza de Trubin. A resposta do Benfica surgiu aos 7', com Di María a colocar a bola na área, Onyemaechi a falhar o corte e Akturkoglu a tentar o chapéu, evitado pela boa intervenção de Tomé Sousa.

Turco a assistir

Aos 10' foi Pavlidis a servir Kokçu, que rematou em zona frontal para defesa de Tomé, antes do golo inaugural, no minuto seguinte: cruzamento de Akturkoglu, à esquerda, junto à linha e já dentro da área, para desvio de Pavlidis, a assinar o 1-0.

Aos 17 minutos o mesmo Pavlidis teve um falhanço incrível, sozinho na área, a atirar ao poste, mas o lance estava já anulado por fora de jogo de Tomás Araújo, autor do cruzamento. No minuto seguinte foi Vukotic a testar a pontaria, com Trubin a defender, antes de Seba Pérez, aos 26', rematar para o guarda-redes do Benfica encaixar.

Turco a marcar

Em cima da meia hora, Akturcoglu tirou mais um cruzamento da direita, para Pavlidis, com Tomé a evitar o auto-golo de Onyemaechi, em lance anulado por fora de jogo do extremo turco. O 2-0, porém, chegaria mesmo, segundos depois, num grande remate de meia distância de Kokçu, a ainda bater no poste e a bater o jovem Tomé.

Aos 39 minutos Akturkoglu ficou pertíssimo do 3-0, com um remate forte, de pé direito, após passe de Di María, às malhas laterais da baliza do Boavista. 

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

O chapéu... do turco

Na segunda parte, que começou sem alterações, o Benfica voltou a entrar com tudo e, depois de Pavlidis, aos 47', rematar para ganhar canto, foi Tomás Araújo, de cabeça, a atirar para bela defesa de Tomé, que brilhou ainda mais na recarga, parando o remate de Otamendi. Seguiram-se duas tentativas de Di María, aos 54' ao lado e aos 55' com a bola a bater ainda em Akturkoglu, antes de sair.

Já depois do Boavista mexer pela primeira vez, Akturkoglu fugiu nas costas de Pedro Gomes, tentou o chapéu a Tomé Sousa mas o remate saiu ligeiramente por cima da barra. Aos 69', depois de Bozeník rematar contra António Silva, foi Joel Silva a cortar a bola e evitar que Di Maria ficasse isolado perante Tomé.

Hora de refrescar

Aos 71' Bruno Lage tirou Akturkoglu, lançando outro reforço, Amdouni, refrescando a ala esquerda do ataque.

A um quarto de hora do fim Bacci lançou Marco Ribeiro no lugar de Camará, antes de Bruno Lage fazer descansar Di María e Aursnes, com Prestianni e Leandro Barreiro em campo. Aos 81' saíram Pedro Gomes e Vukotic, para as entradas de Tomás e Augusto Dabó. Aos 86' o mesmo Dabó ainda tentou assustar, após canto, com um cabeceamento à figura de Trubin. A dois minutos dos 90', entraram ainda Kaboré e Arthur Cabral, nos lugares de Tomás Araújo e Pavlidis.

E foi mesmo Arthur Cabral, aos 90+2 minutos, já dentro dos cinco de compensação, a fechar o marcador, aproveitando um erro de Bruno Onyemaechi para ficar na cara de Tomé e finalizar.

Em ritmo de gestão, com o jogo resolvido cedo, o Benfica somou assim a primeira vitória fora de casa, a terceira seguida de Bruno Lage ao comando dos encarnados, que sobem assim ao pódio da Liga, atrás de Sporting e FC Porto.

Estatísticas finais e destaques individuais da partida
Estatísticas finais e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Kokçu (Benfica)

O mapa de calor de Orkun Kokçu
O mapa de calor de Orkun KokçuOpta by Stats Perform/Profimedia