As contas do título: Sporting tem de vencer mas empate dará xeque-mate se Benfica perder
Desta forma, e tal como acontecia nesta 31.ª jornada - caso o Benfica perdesse e os leões ganhassem -, o Sporting pode sagrar-se campeão na próxima semana, na 32.ª ronda, mas... apenas no sofá.
Isto porque o Sporting recebe o Portimonense no próximo sábado, às 18:00, em Alvalade, mas mesmo vencendo tem de esperar sempre por um deslize do Benfica, no dia seguinte, domingo, na deslocação ao terreno do Famalicão.
Os leões estão, claro está, obrigados a vencer os algarvios se quiserem festejar já na próxima jornada. Porém, mesmo que o Sporting empate, e em caso de derrota do Benfica, o campeonato fica praticamente garantido, uma vez que os dois rivais ficarão separados por seis pontos, a duas jornadas do fim, e com o Sporting em esmagadora vantagem no critério de desempate da diferença de golos: 60 para 46. Não é matemático mas... quase.
Recorde de pontos
Com os 81 pontos somados, até agora, o Sporting ainda pode bater o recorde de pontos do clube de Alvalade. Os 92 pontos, antes do clássico, que seriam o recorde absoluto, já não podem ser alcançados, mas a melhor marca dos leões, alcançados em 2015/2016, por Jorge Jesus, é de 86. Ou seja, faltam (apenas) cinco para igualar.
O Sporting, recorde-se, recebe o Portimonense e o Chaves, com a deslocação ao terreno do Estoril pelo meio, nas últimas três jornadas do campeonato.