As escolhas do editor: Teste ao líder, gigantes italianos e dérbi em Espanha
Famalicão – Sporting
Líder isolado da Liga, com apenas mais um ponto que o Benfica, o Sporting tem uma difícil deslocação ao terreno do Famalicão, onde sabe que os três pontos são essenciais para garantir que continua no topo da classificação.
E o que é certo é que as viagens até Vila Nova de Famalicão têm-se revelado traiçoeiras para o conjunto leonino. Desde que os famalicenses regressaram ao primeiro escalão, em 2019/20, os leões apenas conseguiram vencer uma vez neste estádio e pela margem mínima (2-1, na época passada).
De resto, o saldo fica-se por dois empates e um desaire. E se é certo que em todos eles marcou pelo menos um golo, o saldo é favorável aos donos da casa. Em quatro encontros, o Famalicão marcou sete golos contra seis dos leões.
A ajudar à causa de Rúben Amorim poderá estar uma súbita crise de resultados em casa (dois empates e duas derrotas nas últimas quatro jornadas), mas não deixa de ser um verdadeiro teste de fogo a um leão que tem sentido dificuldades longe do conforto do lar (duas derrotas e um empate em nove partidas, que contrastam com as 10 vitórias consecutivas em Alvalade), sendo que só em dois jogos conseguiu manter a baliza inviolada.
Na época do título, o empate 2-2 levou Rúben Amorim a cunhar a frase “onde vai um vão todos” depois de um sururu nos balneários, que se tornou num importante mote para o quebrar do jejum. Esta época, a partida pode ganhar nova importância para um leão que espera voltar a celebrar em maio.
Prognóstico: Sporting vence e ambas marcam.
Inter – Juventus
O dérbi d’Itália é o prato forte da 23.ª jornada da Serie A. Se é certo que ainda ficam a faltar 15 rondas para o final do campeonato italiano, não deixa de ser menos verdade que este é um embate decisivo para as contas do título.
Num ano de reconstrução após uma época em que lhe foram deduzidos pontos e se viu afastada das provas europeias, a Juventus de Massimiliano Allegri mostrou ser a única capaz de acompanhar o Inter, de Inzaghi, no topo da classificação, com um fosso de sete pontos para o AC Milan, na terceira classificação.
As duas equipas vão entrar em campo separadas por um ponto (ainda que o Inter tenha um jogo por disputar) com a satisfação de serem as duas melhores defesas (10 tentos sofridos pelos nerazzurri, 13 pela Vecchia Signora).
Edição 236 de um dos duelos mais emblemáticos do futebol italiano, tem sio também marcado pelo equilíbrio e a falta de golos. Nos últimos cinco duelos no Giuseppe Meazza, cada equipa ganhou dois e existiu um empate. Nesses duelos, só por uma vez a margem foi superior a um golo, quando o Inter triunfou por 2-0.
Pese embora a presença dos dois melhores marcadores da Serie A – Lautaro Martínez (19 golos) e Dusan Vlahovic (12) – a importância do resultado e a matiz defensiva de ambos os conjuntos deverá proporcionar um duelo mais tático que espetacular.
Prognóstico: Empate.
Real Madrid – Atlético Madrid
Dérbi madrileno na 23.ª jornada da LaLiga. O terceiro esta temporada e com um estranho ascendente para o lado do Atlético que superou o Real em duas ocasiões (campeonato e oitavos de final da Taça do Rei) e só foi quebrado no prolongamento da Supertaça.
A crescer em termos exibicionais (cinco vitórias consecutivas, sendo que não sofreu golos em três jogos), o Atlético Madrid tem todos os motivos para sonhar com a primeira vitória no Santiago Bernabéu desde 2016. Seria o quebrar de um jejum num estádio que tem sido dantesco para os colchoneros: em 10 jogos venceram um (seis derrotas e três empates) e só marcaram cinco golos.
No primeiro lugar da LaLiga com 57 pontos (mais 10 que os rivais), Ancelotti sabe da importância do dérbi para o Real Madrid. Além de garantir o primeiro lugar do campeonato (tem o Girona a dois pontos), poderia colocar um ponto final nas muitas dúvidas que têm sido levantadas depois de exibições contra Almería e Las Palmas, cujas vitórias só surgiram por intermédio de reviravoltas.
Prognóstico: Real Madrid vence.