Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

As escolhas do editor: Tudo ao molho e fé na última jornada

Arsenal tenta impedir que o City conquiste o tetracampeonato
Arsenal tenta impedir que o City conquiste o tetracampeonatoAFP/Flashscore
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

SC Braga - FC Porto

A reta final do campeonato português pode ter perdido algum do seu encanto com o título já atribuído ao Sporting e o sabor amargo da despromoção direta já atribuído a Vizela e Chaves. Mas desengane-se quem ache que a 34.ª e última jornada da Liga Portugal está desprovida de interesse ou emoção. Muito pelo contrário.

Ironicamente, quis o destino que Braga fosse, desta vez, a cidade de fechar várias portas e a Pedreira será o palco do adeus figurativo e não só de algumas figuras: da edição 2023/24 do campeonato, de Pinto da Costa, de Rui Duarte, de Mehdi Taremi e, ao que parece, de Sérgio Conceição. Refiro-me apenas às despedidas na Liga portuguesa, já que os dragões ainda disputam a final da Taça de Portugal, no Jamor.

Voltando ao que interessa, o favoritismo para segurar o último lugar no pódio e, consequentemente, o apuramento direto para a Liga Europa está totalmente do lado dos portistas, que só precisam de um empate e chegam motivados depois de um golo ao cair do pano de Taremi, no dérbi da Invicta.

No entanto, os bracarenses parecem ter encontrado a sua melhor forma sob o comando de Rui Duarte nesta reta final e contam com o apoio da estatística: desde 2019 que o FC Porto não vence no seu terreno. O triunfo no eterno dérbi do Minho da jornada passada é também um forte tónico para o SC Braga fazer uma declaração de intenções para a temporada que se avizinha e provar que não está distante dos três grandes.

Prognóstico: Ambas marcam e FC Porto não perde.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Luta pela manutenção: Boavista, Estrela e Portimonense

Às 15:30 de sábado acendem-se velinhas e a panela começa a ferver. No fecho do campeonato, Boavista, Estrela da Amadora e Portimonense vão tentar fugir ao play-off de manutenção/promoção disputado com o terceiro classificado da Liga 2 (Marítimo ou AVS). 

Os axadrezados, com 31 pontos, têm, pelo menos em teoria, a tarefa mais fácil na receção ao Vizela, já despromovido e penúltimo classificado. Ainda assim, há que ter em atenção que os vizelenses complicaram muito a vida ao Estrela na última jornada, ao golear por 4-0. 

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Os tricolores, com 30 pontos, deram um tiro no pé ao não conseguirem confirmar a manutenção no duelo anterior, mas ainda têm uma bóia de salvação na receção ao Gil Vicente. Para isso, precisam de reencontrar o caminho das vitórias ao fim de oito jogos.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Quem parte para esta corrida com pé e meio atrás é o Portimonense, com 29 pontos, não só porque ocupa o antepenúltimo lugar, mas também porque joga fora de casa e logo num dérbi do Algarve com o vizinho Farense. A equipa de José Mota, no nono lugar da tabela, apesar de já não conseguir subir na tabela quererá, certamente, vingar-se da derrota na primeira volta.

Prognóstico: Boavista e Estrela vencem, Farense não perde.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Arsenal - Everton / Manchester City - West Ham

É oficial: a luta pelo título da Premier League foi tão disputada que será decidida apenas na última jornada. O ónus do favoritismo está, obviamente, do lado do líder Manchester City. Além disso, a turma de Guardiola está prestes a fazer história e a tornar-se na primeira equipa a ser tetracampeã na competição.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Para isso, terá de vencer o West Ham em casa, o que não parece ser uma tarefa muito difícil já que vem de oito vitórias consecutivas no campeonato e três triunfos seguidos no confronto direto com a equipa de David Moyes, que está de saída dos hammers depois de um conjunto de maus resultados no passado recente (duas vitórias nos últimos 11 jogos).

À espera de uma escorregadela está o Arsenal, que recebe o Everton, de André Gomes, Beto e Chermiti. Os gunners também estão numa boa sequência (cinco triunfos seguidos), mas a derrota caseira diante do Aston Villa (0-3) afastou-os da liderança, entretanto recuperada pelo City em jogo em atraso com o Tottenham. 

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore

Os pupilos de Arteta lutam para voltar a saborear um título que lhes foge há 20 anos, com o mítico plantel dos Invincibles, que terminou a época sem derrotas. Para isso precisam de vencer os Toffees, que vêm de uma boa série de resultados e somam cinco jogos sem perder, e esperar por uma ajuda dos vizinhos de Londres no Ettihad.

Prognóstico: Arsenal e Manchester City vencem e marcam mais de 1,5 golos.

Outros destaques

Num fim de semana de muito desporto com sabor a despedida, recordar que a maior delas todas será protagonizada por Jurgen Klopp, no Liverpool, com honras do contingente português do Wolves. O alemão, responsável por carregar de novo o clube à ribalta e à glória da Premier League e da Liga dos Campeões, será alvo de uma forte homenagem por parte dos fiéis de Anfield. 

Noutras modalidades, destaque para o regresso do GP da Fórmula 1 em Emilia Romagna, Itália, depois da primeira vitória de Lando Norris em Miami. No basquetebol, é tempo de decisões na NBA com os sextos jogos entre New York Knicks-Indiana Pacers e os Dallas Mavericks-Oklahoma City Thunder e um fantástico jogo 7 entre os campeões Denver Nuggets e os Minesotta Timberwolves. 

Em Portugal, há um Benfica-Sporting no grupo de apuramento de campeão em andebol e arrancam também os playoffs do campeonato nacional de hóquei em patins. 

As escolhas do editor
As escolhas do editorFlashscore