Aursnes anuncia que deixa a seleção da Noruega
"Quero agradecer aos meus colegas de equipa, treinadores e pessoal de apoio pelos bons momentos que passei na seleção nacional. Estou muito orgulhoso de ter feito parte deste grupo e de ter representado a Noruega. No entanto, sinto que quero ter mais tempo e liberdade para dar prioridade a outras coisas na minha vida para além do futebol. Foi por isso que decidi retirar-me à seleção nacional. O Ståle Solbakken e eu tivemos boas conversas sobre este assunto durante um longo período. É uma decisão difícil, mas é uma decisão que considero correcta para mim e para aquilo a que quero dar prioridade", explicou Aursnes.
"Fredrik tem sido um recurso fantástico para nós. Fez os seus melhores jogos internacionais no início da última fase de qualificação. Tem sido valioso para nós, tanto dentro como fora do campo. Há já algum tempo que sei o que ele pensa sobre a seleção nacional e consegui persuadi-lo algumas vezes a continuar. Concordámos então que, se ele sentisse a mesma necessidade de fazer uma pausa no futebol antes desta época, eu não deveria entrar em novas discussões", lamentou o selecionador
Atualmente com 28 anos, Aursnes representou a Noruega em 20 ocasiões e marcou um golo. A estreia aconteceu em 2021, num particular com a Grécia. Esteve envolvido nos últimos jogos da fase de qualificação para o Euro-2024, em que a equipa nórdica falhou a presença na Alemanha depois de ter ficado em terceiro lugar no Grupo A, atrás de Espanha e Escócia.
Formado no Hodd e com passagem pelo Molde, Aursnes está a cumprir a segunda temporada pelo Benfica, onde chegou depois de se destacar pelo Feyenoord. Polivalente, foi utilizado nos 42 jogos oficiais das águias esta época, somando nove assistências e quatro golos.