Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Balanço da Liga: Gyökeres, o sueco que tudo ofuscou em 2023/24

Gyökeres sagrou-se melhor marcador da Liga
Gyökeres sagrou-se melhor marcador da LigaLUSA
O avançado Viktor Gyökeres foi, indiscutivelmente, a grande figura da edição 2023/24 da Liga e o maior responsável pelo 20.º título do Sporting, ofuscando companheiros de equipa e adversários.

Do alto dos seus 1,87 metros e 90 quilogramas, o jogar nascido em Estocolmo em 04 de junho de 1998, há 26 anos, teve uma estreia altamente impactante no futebol luso, ao encaixar como uma luva no 3-4-3 de Rúben Amorim.

Gyökeres foi o melhor marcador da prova, com 29 golos marcados, e fez ainda nove assistências, perdendo, entre os leões, apenas para Pedro Gonçalves - rei dos goleadores do anterior título do Sporting, em 2020/21 -, que somou 11, e Nuno Santos (10).

Os números de Gyökeres
Os números de GyökeresFlashscore

A sua mera presença já era, toda ela, imponente, à vista, mas percebeu-se, desde o primeiro momento, que o Sporting tinha contratado na segunda divisão inglesa, ao Coventry, um jogador que ia transformar o futebol do clube e virar o campeonato.

O sueco prometeu muito de entrada, logo com um prematuro bis na receção ao Vizela (3-2), na sua estreia no campeonato, e, até ao derradeiro momento, nunca defraudou, fossem os jogos mais ou menos importantes, mostrando-se sempre letal.

Muito possante, e logo capaz de aguentar as cargas dos defesas contrários, veloz e de remate fácil e potente, Gyökeres foi somando golos atrás de golos, e também assistências, contribuindo diretamente para 18 golos na primeira volta.

Destaque, neste período, para o golaço que marcou na Luz, e só não deu triunfo porque o Benfica conseguiu dois golos nos descontos, já com o Sporting há muito reduzido a 10 elementos.

Na segunda volta, fez ainda melhor, pois só acrescentou duas assistências, capitulo que não é a sua especialidade, mas somou mais 18 golos, incluindo um hat-trick, na goleada caseira por 6-1 ao Boavista.

Gyökeres somou ainda cinco bis, a juntar aos três das primeiras 17 rondas, com destaque para o conseguido no Dragão, onde entrou ao intervalo, com 0-2, e resgatou um ponto para os leões com golos quase consecutivos aos 87 e 88 minutos.

O internacional sueco foi letal na finalização e destacou-se também na capacidade de, impondo o seu físico, ganhar muitas bolas lançadas para o ataque leonino, o que conferiu ao Sporting uma profundidade que não conseguia nas épocas anteriores.

O facto de centrar todas as atenções, algo que se foi acentuando com o passar das jornadas, fez também com que os outros jogadores da frente tivessem mais liberdade, nomeadamente Paulinho, que aproveitou para marcar 15 golos, o seu melhor registo com leão.

Contratado em 13 de julho de 2023, Gyökeres foi anunciado pelo Sporting como a sua mais cara contratação de sempre, mas os 20 milhões pagos ao Coventry, que assegurou 15% de uma mais-valia numa futura venda, parecem agora uma pechincha.

O jogador sueco ficou com uma cláusula de 100 milhões de euros e assinou até 2028, mas, dado o que fez esta época, há o medo, para os lados de Alvalade, que alguém pague e o jogador vá embora. Os adversários temem que fique.