Balanço da primeira volta da Liga: Dragão com pior registo ofensivo das duas últimas décadas
Com apenas 25 golos, à média de 1,47 por encontro, que lhe valem apenas o oitavo lugar entre as equipas mais concretizadoras da prova, o onze de Sérgio Conceição só encontra paralelo, no clube, na equipa que, na ressaca do adeus de José Mourinho, virou a primeira volta com 23 tentos.
O sul-africano Benni McCarthy era, então, o melhor marcador da equipa, com sete golos, mais dois do que soma o atual líder dos azuis e brancos, o brasileiro Evanilson, que só faturou em cinco ocasiões.
Os dragões, comandados primeiro pelo espanhol Víctor Fernández e depois por José Couceiro, terminariam a época com escassos 39 golos, menos do que os 41 que os portistas ostentavam a meio da época passada.
Depois da horribilis época 2004/05, o FC Porto nunca mais tinha apresentado uma produção ofensiva tão reduzida, sendo que só por duas vezes virara a 17.ª ronda com menos de 30 golos, quando somou 29 em 2005/06 e 27 em 2007/08.
A partir de 2009/10, os dragões tinham superado sempre as três dezenas de tentos marcados e atingido mesmo em seis ocasiões as quatro dezenas.
O recorde nestas duas últimas décadas pertence à época 2017/18, na qual o FC Porto, com Sérgio Conceição em estreia no banco, chegou a meio com 45 golos, muito graças à dupla constituída por Aboubakar e Marega, cada qual com 14 tentos apontados.
Mais recentemente, em 2021/22, os dragões aproximaram-se desse registo, ao chegarem à ronda 17 com 44 golos, para um total final de 86, a melhor marca da era Conceição, que também superou os 80 na primeira temporada (82).
Com o atual treinador, que está a cumprir a sétima época, o FC Porto nunca tinha fechado a primeira volta com menos de 34 tentos, o registo de 2018/19.
Há um ano, os dragões tinham apontado 41 golos nas primeiras 17 jornadas, 10 dos quais por intermédio do iraniano Taremi, que agora só conta três, menos dois do que Evanilson e os mesmos do espanhol Toni Martínez.
O espanhol Marcano, o canadiano Stephen Eustáquio e o internacional sub-21 luso Francisco Conceição, o filho do treinador, são os outros jogadores com mais de um golo, somando todos dois tentos apontados.