Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Balanço da primeira volta da Liga: Sporting sagra-se campeão de inverno pela 20.ª vez

LUSA
Paulinho beneficiou com a chegada de Gyökeres
Paulinho beneficiou com a chegada de GyökeresLUSA
O Sporting conquistou pela 20.ª vez o título de campeão de inverno da Liga, ao terminar a primeira volta no comando da prova, o que acontece apenas pela quarta vez nos últimos 42 anos.

Desde 1982/83, os leões só haviam conseguido esta façanha em 2001/02, sob o comando de László Bölöni, em 2015/16, liderados por Jorge Jesus, e em 2020/21, já orientado por Rúben Amorim, então na primeira época completa em Alvalade.

A formação leonina soma menos dois pontos do que há três anos e já sofreu duas derrotas, na Luz (2-1) e em Guimarães (3-2), quando estava invicto na temporada marcada pela pandemia da covid-19 e da ausência de público nas bancadas.

Sporting lidera a Liga
Sporting lidera a LigaFlashscore

Mais frágil é igualmente a vantagem para a concorrência, já que, então, o avanço para o segundo classificado, o FC Porto, era de seis pontos, enquanto agora o Benfica, que segue no segundo posto, está apenas a um ponto.

Pior é também, de forma clara, a defesa, já que o espanhol Antonio Adán já encaixou 17 golos em 2023/24, quase o dobro do que os que tinha sofrido a meio da época 2020/21.

Ainda assim, também há melhorias, pois o ataque conta mais quatro golos marcados (40 contra 36), culpa maior da incorporação do poderoso sueco Viktor Gyökeres (11 golos e sete assistências) e também do registo muito positivo de Paulinho (oito tentos).

O terceiro melhor concretizador é Pedro Gonçalves, o jogador que gosta de fazer passes para a baliza, ao melhor estilo de Lionel Messi, ainda que com apenas seis tentos, face aos 14 que somava em 2020/21, rumo ao título de melhor marcador.

Os últimos resultados do Sporting
Os últimos resultados do SportingFlashscore

No total da primeira volta, o Sporting conta 14 vitórias, um empate, em Braga (1-1), e duas derrotas, com 40 golos marcados e 17 sofridos, que valem 43 pontos.

Há três anos, a vantagem a meio embalou a equipa para o título, ao contrário o que sucedeu em 2015/16, época em que o Sporting não logrou ser campeão, apesar de ter estabelecido um novo recorde do clube em matéria de pontos, com 86.

O Benfica, que tinha virado a quatro pontos do Sporting, acabou por terminar com mais dois, num campeonato muito marcado pelo triunfo dos encarnados em Alvalade, na segunda volta, por 1-0, graças a um tento do grego Mitroglou.

Pelo contrário, em 2001/02, o Sporting virou na frente e acabou campeão, no que é o seu penúltimo e 18.º título de campeão, arrebatado ao ritmo dos golos do implacável avançado brasileiro Mário Jardel, que só parou no 42.

Os próximos jogos do Sporting
Os próximos jogos do SportingFlashscore

Quanto aos restantes títulos de campeão de inverno, a grande maioria (12 em 16) foram, depois, transformados em vitórias no campeonato, com quatro exceções.

Como em 2015/16, na ultrapassagem de Rui Vitória a Jorge Jesus também em 1941/42 (partindo de uma situação de igualdade), 1959/60 (igualdade), 1970/71 (a seis pontos) e 1976/77 (a três) o Benfica roubou o título ao Sporting.

Quando os leões viraram à frente, nunca o FC Porto acabou campeão.