Nem doçura, nem travessura, mas sem bruxarias: FC Porto vence Moreirense
Recorde as incidências da partida
Vítor Bruno e César Peixoto promoveram revoluções nos onzes para a Taça da Liga. No FC Porto, Diogo Costa, Martim Fernandes, Tiago Djaló, Alan Varela, Fábio Vieira, Pepê e Samu deram os lugares a Cláudio Ramos, João Mário, Zé Pedro, Eustáquio, Galeno, André Franco e Gül, em relação ao onze que goleou o AVS, na 9.ª jornada do campeonato.
Já no Moreirense, Caio Secco, Fabiano, Maracás, Buta, Sidnei, Pedro Santos, Gabrielzinho e Asué foram as novidades, num total de oito mudanças.
Um longo bocejo
Num Municipal de Aveiro praticamente deserto, a fazer lembrar os tempos de Covid-19, o FC Porto entrou forte, com mais posse de bola, e deixou o primeiro aviso aos 13 minutos, por João Mário, com um remate a rasar o poste da baliza do Moreirense. Aos 31' foi novamente João Mário a rematar, na sequência de um canto, mas com Benny a afastar para novo canto.
De bola parada em bola parada, o FC Porto foi empurrando a equipa de Moreira de Cónegos até à sua grande área e, aos 34 minutos, num cruzamento tenso de Francisco Moura, Leonardo Buta foi infeliz e desviou, com um remate fortíssimo, a bola para a própria baliza, colocando os dragões na frente do marcador.
A resposta do Moreirense foi imediata, e precisamente por Leonardo Buta, que surgiu pela direita, rematou e viu Cláudio Ramos negar-lhe o perigo, com uma bela intervenção, sem permitir a recarga a Rúben Ismael. O jogo ganhou outra vida e, aos 39 minutos, Namaso serviu com classe Deniz Gul, que atirou a rasar a barra da baliza do Moreirense, incomodado por Maracás.
Caras novas
Para a segunda parte César Peixoto lançou dois titulares, Alanzinho e Ofori, mas quem esteve perto de marcar foi o FC Porto, logo aos 47 minutos, com Namaso a rematar em arco para enorme defesa de Caio Secco. Na sequência do canto, aos 48', novamente Namaso, de cabeça, mas por cima. Aos 52', novamente o avançado do FC Porto em evidência, ao sofrer falta em zona frontal, que André Franco bateu muito por cima da baliza do Moreirense.
Namaso abria o livro e aos 54 minutos, após recuperação de bola, passou por um adversário e voltou a rematar cruzado, descaído para a direita, mas ao lado da baliza de Caio Secco. E aos 62 minutos chegou, com relativa naturalidade, o segundo golo do FC Porto, numa ação individual de Galeno, pela esquerda, esperando pela chegada de Eustaquio para servir o médio para o 2-0.
César Peixoto trocou de imediato de avançado, lançando Schettine no lugar de Luís Asué. Respondeu Vítor Bruno, lançando Samu e Fábio Vieira, aos 66 minutos, nos lugares de Deniz Gul e André Franco.
Aos 68 minutos mais uma incursão de Namaso, a perder depois ângulo para o remate, que acabou por sair ao lado da baliza de Caio Secco. Na jogada seguinte foi Galeno a atirar para Caio Secco defender e, na recarga, Samu a desperdiçar o 3-0, num lance onde seria assinalado fora de jogo. Aos 70' Vítor Bruno trocou de médios, com Alan Varela em vez de Nico González, e com César Peixoto a apostar em Madson no lugar de Pedro Santos, como extremo.
Aos 73 minutos Galeno voltou a estar perto do 3-0, valendo uma vez mais o voo de Caio Secco ao Moreirense. Com um quarto de hora para o fim, Vítor Bruno lançou Rodrigo Mora e Gonçalo Borges, nos lugares de Namaso e Francisco Moura, com Galeno a derivar para lateral-esquerdo, enquanto no Moreirense Gilberto Batista foi a última cartada de César Peixoto.
Nos últimos minutos o Moreirense teve mais bola mas continuou a ser o FC Porto a testar Caio Secco: primeiro Gonçalo Borges rematou forte para o guarda-redes aliviar, aos 84', e na insistência Rodrigo Mora disparou mas com desvio na defesa. Respondeu ainda Gabrielzinho, aos 85', rematando junto ao primeiro poste para obrigar Cláudio Ramos a trabalhos forçados, defendendo para canto. Já dentro dos três minutos de compensação, na sequência de um pontapé de canto, Zé Pedro cabeceou para Caio Secco defender, brilhando novamente aos 90+3', voando no remate de Rodrigo Mora para a fotografia final.
Homem do jogo Flashscore: Caio Secco (Moreirense)