Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Confederação de Treinadores diz que "Liga tem de resolver problema de João Pereira e do Sporting"

LUSA
João Pereira no treino do Sporting
João Pereira no treino do SportingSporting CP
O presidente da Confederação de Treinadores de Portugal considerou que a polémica relativa às qualificações do treinador de futebol do Sporting, João Pereira, deve ser resolvida pela Liga de clubes, até para evitar situações semelhantes no futuro.

"A Liga pode muito facilmente resolver este problema. Já devia ter resolvido, porque houve outros casos no passado. Isto não é bom para ninguém. Ninguém fica bem nesta fotografia. Não é bom para o João Pereira, nem para o colega (Tiago Teixeira), nem para o Sporting", disse Pedro Sequeira, em declarações à Lusa.

Em causa está o facto de João Pereira ainda não ter o IV nível/UEFA Pro exigido pelas regras da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para assumir uma equipa da Liga (e também para as competições europeias) como técnico principal, uma vez que ainda só terminou o curso de treinador de III nível, aguardando o respetivo certificado.

"O Sporting vai apresentar um treinador de grau IV, mas todos sabem que o treinador é o João Pereira, que não pode ser o oficial. A parte legal fica resolvida, mas a questão ética não", realçou Pedro Sequeira, acrescentando que "aparecer na ficha de jogo um treinador que não é o verdadeiro não é bom para a imagem da Liga".

João Pereira, que foi escolhido para ocupar o lugar deixado vago por Ruben Amorim - já ao serviço do Manchester United -, vai constar nas fichas de jogo como adjunto, tal como já acontecia na equipa B dos leões, que disputa a Liga 3, com o adjunto Tiago Teixeira a ser formalmente indicado como treinador principal.

"Claro que estamos satisfeitos com o reconhecimento internacional de Ruben Amorim, e é natural que os treinadores vão à procura de melhores condições, mas o Sporting fica com um problema que não criou e tem de ter tempo para resolver", destacou o líder da confederação de treinadores.

Segundo o responsável, tal com acontece noutras modalidades, como o andebol, "deve ser dado algum grau de tolerância para resolver a questão, até para que o João Pereira tenha tempo para terminar" a última graduação.

Além de João Pereira, de 40 anos, apresentado na segunda-feira como treinador do campeão Sporting, integram a nova equipa técnica Tiago Teixeira, José Caldeira, António Pina, Hugo Tecelão, Tiago Ferreira e Luís Neto.