David Simão sai em defesa de João Pereira: “Está na hora de deixar as palavras bonitas”
“Até quando vão dizer que os jogadores se devem preparar para o pós-carreira e depois não dão acesso a essa mesma preparação? É impossível hoje em dia um jogador em Portugal estar pronto para ser treinador logo depois de terminar a carreira. Está na hora de deixar as palavras bonitas e passar a boas ações. Deixem os jogadores tirarem os cursos, não dificultem e ajudem. Para conclusão do tema. Não sei de quem é a culpa, acredito que sejam regras, mas algo tem de ser feito a esse respeito, porque nem todos os ex-jogadores podem esperar sem emprego vários anos até à conclusão do mesmo. Quanto à denúncia, não me vou pronunciar porque acredito que não vem da própria ANTF”, pode ler-se numa story do Instagram de David Simão, capitão do Arouca.
Recorde-se que João Pereira terminou a carreira de jogador em 2021 e desde então não teve tempo para conseguir a certificação UEFA Pro. Situação semelhante ao que aconteceu a Rúben Amorim, quando assumiu o comando do Sporting em março de 2020.
Perante isto, José Pereira, presidente da ANTF explicou que a organização “não pode reconhecer como treinador do Sporting”, num comunicado em que anuncia uma queixa junto das autoridades competentes.
Recorde-se que para estar na ficha de jogo como treinador principal, João Pereira tem de ter o nível IV. Seguindo os trâmites normais da Federação Portuguesa de Futebol, o novo técnico do Sporting só deverá alcançar essa habilitação em 2026/27, uma vez que só agora concluiu o nível II. O nível III deverá ser concluído até ao final da presente temporada.
Até lá, Tiago Teixeira será o treinador principal na ficha de jogo, uma vez que detém o nível IV. Situação semelhante à de Emanuel Ferro no caso de Ruben Amorim.