Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Expecto Patronum de Akturkoglu ilumina a Luz: Benfica goleia Rio Ave

Bruno Henriques
Atualizado
Akturkoglu foi a figura da partida
Akturkoglu foi a figura da partidaOpta by Stats Perform, Carlos Costa/AFP
Após a derrota com o Feyenoord, a primeira do consulado de Bruno Lage no Benfica, existia a ameaça de algumas dúvidas, mas Kerem Akturkoglu fez questão de afastar todos os fantasmas com um hat-trick. A jogar mais perto do avançado, o turco acabou por ser decisivo numa partida que viu Schjelderup estrear-se a marcar e Amdouni ajudar ao avolumar do resultado.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Em 2021, Akturkoglu colocou uma foto nas redes sociais, a caminho de Eindhoven, com óculos redondos e os adeptos do Galatasaray não hesitaram em compará-lo a Harry Potter. A alcunha pegou e três anos volvidos, o internacional turco abraçou a persona e vai encantando os adeptos do Benfica, que cada vez mais se apercebem das semelhanças entre Kerem e o feiticeiro criado por J.K. Rowling e que conheceu a luz do dia em 1998 (ano em que Akturkoglu nasceu).

Chegou já com a época em andamento – como aconteceu a Harry na Câmara dos Segredos – mas não tardou em mostrar argumentos que fazem dele um predestinado. Utilizado principalmente na esquerda, foi desviado por Bruno Lage para o centro no terreno e respondeu com a melhor exibição ao serviço do Benfica.

Akturkoglu (17) jogou numa zona mais central
Akturkoglu (17) jogou numa zona mais centralOpta by Stats Perform, SL Benfica

A derrota com o Feyenoord podia ter criado alguns fantasmas. Os dementors rondavam a Luz à espera de se aproveitarem de eventuais dúvidas numa equipa encarnada que estava em ritmo ascendente, mas tal como Harry Potter, mais uma vez, Akturkoglu pegou no jogo e lançou um Expecto Patronum na forma de um hat-trick que iluminou a Luz. Aos 12’ aproveitou uma desatenção de Miszta e colocou a bola no fundo das redes; aos 16’ antecipou-se de cabeça a Patrick William e marcou antes de aproveitar um ressalto aos 45+2’ e celebrar o primeiro hat-trick desde 2022. Pelo meio ficou perto de assistir Di María, mas Tiknaz cortou a bola em cima da linha da baliza.

Ao intervalo, o ambiente era de festa. O Rio Ave ainda reagiu, mas a equipa de Luís Freire mostrou sempre muitas dificuldades e já depois de Kerem Akturkoglu ter ido para o banco debaixo de uma merecida ovação, a vitória ganhou contorno de goleada, com Bruno Lage a ganhar mais dois reforços importantes.

Os números ao intervalo
Os números ao intervaloOpta by Stats Perform

Um prodígio em termos de potencial, mas que tarde em demonstrar na Luz, Andreas Schjelderup (79’) teve direito a estreia a marcar após cruzamento de Álvaro Carreras, com Amdouni (81’) a deixar marca também. O conjunto encarnado podia ter chegado a outros números, mas Miszta redimiu-se de uma primeira parte nervosa e negou os remates de Arthur Cabral e Jan-Niklas Beste com boas defesas.

O apito final foi pontuado com uma ovação da Luz, rendida a um feiticeiro predestinado que faz sonhar. Benfica voltou a relegar o Santa Clara para o quarto lugar e segue na terceira posição com 19 pontos, a oito do líder Sporting. Já o Rio Ave caiu para a 13.ª posição, com oito pontos.

Homem do jogo Flashscore: Kerem Akturkoglu (Benfica)

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform