Frederico Varandas: "Próximo treinador vai ser apresentado no dia 11 de novembro"
Recorde aqui as incidências do encontro
Amorim: "O treinador quis explicar o que se passou, confirmo que no início desta época que ele considerou que era o momento ideal terminar o ciclo de cinco anos no final desta época com o bicampeonato. Obviamente, nós, enquanto estrutura, temos de preparar o futuro. Já o estávamos a fazer, esta aproximação do United não era o que queríamos, a decisão do treinador foi de achar que era o momento de ir, respeitamos e antecipamos em sete meses o que já estava tudo preparado. Bem sei o que é a indústria do futebol, toda a emoção que envolve e por isso é que é único, nós Sporting, entendemos muito bem todas as reações. O noss treinador criou, por mérito dele, uma relação forte com os adeptos e quando há paixão há irracionalidade, faz parte. Nós que estamos aqui sentados tentamos sempre ter a visão mais racional possível. Quando olho para Rúben Amorim vejo o segundo treinador com mais jogos pelo Sporting e um treinador brilhante. O Sporting é grande e nobre de valores, sejamos grandes e nesta casa trataremos sempre bem que nos fez bem. Ao Rúben Amorim reconhecemos muita dedicação, trabalho, profissionalismo, batalhas ao longo destes quase cinco anos e com todo o respeito pela carreira enquanto jogador, tenho a certeza que daqui a muitas décadas vai ser recordado como treinador e foi o Sporting que arriscou, investiu num jovem treinador que tinha oito jogos na Liga Portugal. O que vai ficar para a história, que vai ser contada aos meus filhos e netos, é que o Rúben Amorim tem, e terá sempre, um selo de Sporting na sua vida e vice-versa. Um dos melhores treinadores da nossa história. Enquanto presidente do Sporting, desejo as maiores felicidades ao Rúben Amorim a partir de 11 de novembro, a cor das camisolas não vai ajudar, mas estamos muito muito gratos por tudo o que o Amorim nos ajudou a reerguer este clube.
Leia aqui as palavras de Rúben Amorim após a saída
Timing da saída: "Percebo quem defenda que o ideal é sair já, mas ninguém mais do que eu conhece o treinador e os jogadores. O meu papel é defender o Sporting, conheço o profissionalismo de ambos e sei que querem ser bicampeões".
João Pereira como substituto: "Disse na entrevista bem recente que o treinador é a peça-chave do sucesso desportivo. Rúben Amorim era a peça-chave e entendemos que vamos escolher um para ser a peça-chave a partir de 11 de novembro. O futuro treinador do Sporting é anunciado a 11 de novembro".
Veja aqui as hipóteses para suceder a Amorim no comando técnico do Sporting
O substituto é o mesmo previsto para o final da época?: "Sim, é exatamente a mesma solução que vão conhecer no dia 11 de novembro, que já estava preparada para o verão de 2025".
Rúben Amorim vendido mais barato do que foi comprado: "Sei que o Rúben Amorim é um fenómeno, fez vários desde que chegou, é das poucas transferências em que até se conta o IVA e as portagens. Sei que foi vendido acima da cláusula de rescisão, vai pela primeira vez na história do Sporting treinar um dos colossos europeus e sai acima da cláusula. Com os títulos que tem, foi mal vendido? O que me custava era ter de pagar 10 milhões de euros para mandar embora um treinador".
Ficar até dia 11 tira estabilidade ao Sporting?: "A equipa hoje esteve bastante nervosa, principalmente o Viktor (Gyokeres)...".
Cláusula de 10 milhões de euros baixa: "Era o que estava salvaguardado e acordado no contrato, não vou entrar em detalhes. Se é barato ou caro, é um treinador que nos deu o que deu, valorizou o plantel em três ou quatro vezes e vai ser um treinador entre o top-5 de mais caros".
Leia aqui a crónica do Sporting 5-1 Estrela da Amadora