Leão não se esquece do descomplicador: Sporting vence Famalicão
Recorde as incidências da partida
Depois de ter eliminado o Lagoa, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, Armando Evangelista preteriu Carevic, Ibrahima Ba, Riccieli, Mathias de Amorim e Mario González do onze inicial, fazendo regressar Zlobin, Mihaj, Justin de Haas, Gustavo Sá e Aranda.
Já do lado do Sporting, e em relação ao jogo com o Sturm Graz, Rúben Amorim retirou Ricardo Esgaio, Maxi Araújo, Geny Catamo e Hjulmand, entrando Diomande, Geovany Quenda, Morita e Pedro Gonçalves.
O Sporting entrou a controlar e, aos 7 minutos, Daniel Bragança teve a primeira ocasião, com remate forte para corte de Justin de Haas. Aos 9' foi Quenda a surgir pela direita, a tentar o remate, novamente para corte de De Haaas.
VAR travou "traição" de Pote
Das intenções às ações, aos 11 minutos Daniel Bragança abriu na esquerda, Nuno Santos cruzou, Gyokeres ainda desviou e Pedro Gonçalves, no regresso à titularidade e a Famalicão, marcou. O golo, porém, foi anulado, após revisão do VAR, por fora de jogo de Pedro Gonçalves após o toque de Gyokeres. Na resposta, aos 16 minutos, após canto, Zaydou ganhou espaço mas atirou muito por cima. Aos 20' foi Daniel Bragança a testar a pontaria, de meia distância, mas a sair ao lado.
Aos 25 minutos foi a vez do Famalicão ver um golo anulado, quando Aranda marcou, de cabeça, após cruzamento de Gil Dias, mas já em posição irregular. Aos 27' foi novamente Zaydou, de meia distância, a tentar visar a baliza de Franco Israel, mas com remate ao lado. Aos 33' foi Trincão, de pé esquerdo, a atirar junto ao poste da baliza de Zlobin. O guarda-redes do Famalicão estaria em evidência logo a seguir, aos 36', quando Gyokeres serviu Pedro Gonçalves, com Zlobin a sair aos pés do internacional português.
O azar de Gustavo Sá
Aos 40 minutos, após um corte perante Pedro Gonçalves, Gustavo Sá fez uma entorse, ainda tentou regressar ao campo mas acabou por pedir a substituição, com Armando Evangelista a decidir-se pelo jovem Mathias de Amorim.
E foi já dentro dos quatro de sete minutos de compensação que Francisco Trincão teve duas ocasiões de golo: a primeira foi defensida por Zlobin e a segunda com um corte crucial de Mihaj, de cabeça, para canto.
O azar de Nuno Santos
Logo depois, aos 45+6', Nuno Santos e Zaydou chocaram com violência e o lateral do Sporting foi mesmo obrigado a sair de maca, com uma lesão aparentemente grave no joelho. Geny Catamo ainda tirou o fato-treino mas acabou por ser lançado apenas após o intervalo e devido aquecimento.
(Quase) tudo resolvido em 5 minutos
A segunda parte começou como terminou a primeira, ou seja, com o Sporting a atacar e com Daniel Bragança, aos 48', a rematar para enorme mancha de Zlobin, já depois de parar a primeira tentativa de Trincão. Aos 53' foi Pedro Gonçalves, mas à figura do guarda-redes do Famalicão.
Aos 57 minutos a muralha famalicense, enfim, caiu, com Quenda a servir Morita, e o japonês a lançar Gyokeres que, em espaço curto, trabalhou na frente de Justin de Haas e atirou a contar.
Logo a seguir, Armando Evangelista trocou Gil Dias por Samuel Lobato, com Rúben Amorim a responder de imediato, chamando o capitão Hjulmand. Antes da entrada do dinamarquês, porém, ainda havia espaço para Geovany Quenda estrear-se a marcar no campeonato, aos 63 minutos: Daniel Bragança rematou cruzado, Zlobin defendeu e, na recarga, o ala dos leões dilatou a vantagem.
Após os festejos, Hjulmand entrou mesmo, para o lugar de Pedro Gonçalves, com Daniel Bragança a avançar no terreno. Aos 68 minutos Armando Evangelista voltou a mexer, com Mario González e Liimatta nos lugares de Rochinha e Youssouf. Aos 71', e após queixas físicas de Quenda, o ala deu o lugar a Maxi Araújo, com St. Juste a substituir Diomande.
Eis o Famalicão
Aos 72 minutos grande oportunidade do Famalicão, com o recém-entrado Liimatta, após cruzamento de Rafa Soares, a falhar o remate em cheio na bola e com o tiro a bater ainda em Mario González.
Tentava crescer o Famalicão, tendo mais bola, mas rapidamente respondeu o Sporting, tentando congelar a partida, perante a vantagem no marcador. Aos 82 minutos Rúben Amorim lançou Harder, no lugar de Morita, devolvendo Daniel Bragança ao meio-campo, ao lado de Hjulmand.
O 3-0 a fechar
Aos 86 minutos Geny Catamo cruzou, da direita, e Gonçalo Inácio surgiu na área para um pequeno desvio, batendo Zlobin e dilatando o marcador para os 3-0. O lance ainda foi ao VAR, para confirmar a posição do central leonino, mas contou mesmo.
Com esta vitória, o Sporting faz nove em nove e permanece, isolado, na liderança do campeonato.
Homem do jogo Flashscore: Francisco Trincão (Sporting)