O bom filho a casa torna: 17 anos depois, Nani volta a ser adversário do Sporting
Acompanhe aqui as incidências da partida
Uma vez mais, as ligações Sporting e Manchester United voltam a dar frutos. O sentido é o habitual: Lisboa - Manchester. Rúben Amorim tentou esconder até depois do jogo, para manter o foco na partida com o Estrela, mas, às 12:00 desta sexta-feira, já os Red Devils tinham confirmado o novo destino do português.
Rúben Amorim vai ficar mais 10 dias ao serviço do Sporting antes de rumar a Old Trafford, que já recebeu jogadores vindos de Alvalade, como Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo e... Nani.
Aos 37 anos, o internacional português fez um regresso inesperado à Liga Portugal e, pela primeira vez, jogou profissionalmente em Portugal por um clube que não o Sporting.
Por isso, o regresso a Alvalade será especial para o campeão europeu por Portugal. Nani até poderá começar por apadrinhar a mudança de Rúben Amorim para o Manchester United, onde fez 230 jogos e conquistou 12 títulos - quatro campeonatos, quatro Taças de Inglaterra, quatro Taças da Liga, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes -, mas para o extremo é este regresso a casa que faz com que o jogo frente ao Sporting seja especial.
Lançado pelas mãos de José Peseiro em 2005, numa partida de qualificação para a Liga dos Campeões frente à Udinese, Nani não tardou a afirmar-se como uma estrela do Sporting. Duas épocas depois, saiu por 25 milhões de euros para o Manchester United, mas a ligação a Alvalade nunca desapareceu.
Sempre atento ao clube, pelo qual declarou amor em várias entrevistas, regressou em 2014/15, depois de perceber que não iria contar para Louis van Gaal, e voltou a ser feliz - 37 jogos, 12 golos e sete assistências. O salário impediu que Nani continuasse em Alvalade, mas nunca houve um adeus definitivo.
Em 2018/19, deixou o Valência para voltar ao Sporting no momento mais difícil da história do clube. Na altura em que vários jogadores rescindiram o seu contrato, na sequência da invasão a Alcochete, Nani não virou as costas ao Sporting e regressou para devolver o ânimo aos adeptos leoninos, mas a passagem do internacional português, poucos anos após vencer o Euro-2016, não durou muito tempo.
Apesar da saída, nunca escondeu que gostaria de regressar mais uma vez ao Sporting, algo que não aconteceu. Após passagens exóticas por Orlando (EUA), Veneza (Itália), Melbourne (Austrália) e Adana (Turquia), o extremo natural da Amadora voltou às origens para representar o Estrela.
À 10.ª jornada da Liga Portugal, Nani volta a ter o Sporting como adversário, algo que só aconteceu duas vezes. Para azar dos leões, o extremo formado em Alcochete ganhou sempre (0-1 e 2-1 na fase de grupos da Liga dos Campeões 2007/08), mas nunca marcou.
"Os anos passam, mas a garra é a mesma. Amanhã (sexta-feira) será uma noite especial", escreveu o antigo leão antes da partida.