Oficial: Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United
Agora é oficial. Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United, com contrato assinado até 2027.
"O Manchester United está muito satisfeito por anunciar a contratação de Rúben Amorim como treinador principal da equipa masculina de futebol, sujeito a requisitos de visto de trabalho. Junta-se ao clube até junho de 2027, com o clube a ter opção por mais um ano, assim que tenha cumprido as obrigações no seu clube atual. Junta-se ao Manchester United na segunda-feira, 11 de novembro", pode ler-se no comunicado.
O atual treinador interino Ruud van Nistelrooy vai continuar no cargo até que Rúben Amorim chegue ao clube.
Após uma negociação de alguns dias com o Sporting, o emblema inglês pagou um milhão acima da cláusula de rescisão (10 milhões de euros), como confirmou o clube português através de comunicado, para levar o treinador português de Alvalade, que assim sucede a Erik ten Hag no comando do clube britânico. A este acordo acrescenta ainda um milhão de euros como compensação pelo não cumprimento da notificação de 30 dias para acionar a cláusula (prevista no contrato).
Emanuel Ferro, Adélio Cândido, Carlos Fernandes e Jorge Vital, membros da equipa técnica de Amorim, bem como Paulo Barreira, cientista desportivo, também fazem a viagem de Lisboa para Manchester.
A mudança acontece, no entanto, só após a pausa internacional. O treinador de 39 anos vai liderar o Sporting nos jogos com Estrela da Amadora (Liga), Manchester City (Liga dos Campeões) e SC Braga (Liga) antes de deixar o cargo. João Pereira, atual técnico da equipa B dos leões, é o escolhido para lhe suceder em Alvalade.
Antigo internacional português, com passagens por Belenenses, Benfica e SC Braga, Rúben Amorim vai ter a primeira experiência no estrangeiro enquanto treinador. Começou no banco do Casa Pia em 2018/19, esteve no SC Braga em 2019/20 e assinou pelo Sporting em 2020/21. Nos anos que passou em Alvalade conquistou dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça.
Em Old Trafford, Rúben Amorim vai encontrar um gigante em convulsão. Sem ganhar a Premier League desde a reforma de Sir Alex Ferguson, em 2013, o Manchester United teve um arranque de temporada muito aquém das expectativas.
14.º classificado da Premier League com 11 pontos (menos 12 que o líder Manchester United), soma três pontos na fase principal da Liga Europa (fruto de três empates) e está nos quartos de final da Taça da Liga Inglesa. A estreia de Rúben Amorim deverá acontecer diante do Ipswich Town, fora de casa, com o acolhimento em Old Traffrd marcado para a receção ao Bodo/Glimt, na Liga Europa, a 28 de novembro.