Onze da 9.ª jornada para o Flashscore: Mágico turco atingiu a perfeição
Guarda-redes:
Patrick Sequeira (Casa Pia) - 7.7
O Casa Pia tem apresentado registos interessantes a nível defensivo nas últimas partidas, tendo sofrido mais do que um golo apenas frente a Sporting e Benfica, e para isso tem contribuído o guarda-redes Patrick Sequeira. O guardião costa-riquenho ganhou o lugar no onze da equipa de João Pereira e tem confirmado em campo o porquê de ser visto com o sucessor de Keylor Navas na seleção.
Defesas:
Martim Fernandes (FC Porto) - 8.4
Nota: Martim Fernandes ainda tem apenas 18 anos! A forma como joga quase nos faz esquecer da data de nascimento deste lateral que tem vindo a afirmar-se cada vez mais no FC Porto e parece já ter conquistado o lugar, mesmo perante a concorrência de João Mário, que costuma acrescentar do ponto de vista ofensivo. O jovem natural de Valongo fez as primeiras assistências da época e mostrou que também pode fazer a diferença nesse capítulo.
Sidney Lima (Santa Clara) - 8.4
A época surpreendente do Santa Clara continua a dar frutos e a ter contribuição decisiva dos defesas. Vasco Matos manteve a aposta em Sidney Lima, que chegou aos Açores na época passada, e o defesa brasileiro estreou-se a marcar na Liga Portugal ao abrir o marcador para mais um triunfo dos açorianos, atuais quartos classificados, com impressionantes 18 pontos.
Wagner Pina (Estoril Praia) - 8.5
O lateral internacional por Cabo Verde assumiu o lugar depois da saída de Tiago Santos e já na época passada tinha deixado bons indicadores, mas esta tem sido uma temporada ainda mais positiva do ponto de vista individual para o lateral. Já se estreou a marcar na Liga Portugal e voltou a faturar frente ao Arouca, deixando o Estoril em vantagem para mais tarde confirmar o regresso aos triunfos.
Médios:
Francisco Trincão (Sporting) - 8.6
A importância de Francisco Trincão neste Sporting fica ainda mais evidente quando o internacional português consegue ser o melhor jogador dos leões em campo, mesmo sem marcar ou assistir. O esquerdino voltou a ter papel decisivo na manobra ofensiva do conjunto de Rúben Amorim, pisando todos os terrenos ofensivos para desbloquear a defesa do Famalicão.
Tiago Silva (Vitória SC) - 8.2
O camisola 10 do Vitória orquestrou o ataque da equipa de Rui Borges ao Estrela da Amadora e foi decisivo com um golo e uma assistência, a sétima da temporada atual. Aos 31 anos, o médio ofensivo encontrou estabilidade em Guimarães e tem sido dos elementos mais consistentes nos Conquistadores.
O médio formado no Paris SG foi titular pela segunda vez na Liga Portugal e, curiosamente, voltou a marcar a partir do onze inicial. Gharbi ainda não conquistou Carlos Carvalhal em pleno, o que justifica a pouca aposta em partidas como FC Porto e Bodo/Glimt, mas já mostrou que pode ajudar o conjunto minhoto a superar algumas das adversidades que têm surgido ao longo da época.
Holsgrove (Estoril Praia) - 8.4
Uma lesão no início da temporada limitou o regresso de Holsgrove à Amoreira, mas o médio escocês começa a aparecer com consistência numa fase decisiva para a equipa de Ian Cathro. O jogador nascido em Edimburgo ajudou o compatriota a segurar o cargo com um golo e uma assistência frente ao Arouca.
Avançados:
Samu (FC Porto) - 9.1
À semelhança do que acontece com o colega de ataque neste onze da jornada, começam a faltar adjetivos para descrever o arranque da temporada de Samu. O internacional jovem já tem mais golos do que jogos na Liga Portugal, depois de ter apontado um hat-trick na Vila das Aves, o primeiro desde que chegou ao Dragão. Eficaz na forma como atacou a baliza de Ochoa, começa a animar a lista de melhores marcadores, embora ainda esteja a cinco de Gyökeres.
Viktor Gyökeres (Sporting) - 8.1
Do artilheiro espanhol passamos para o sueco. A nível de golos, o impacto de Gyökeres esta jornada até foi inferior ao de Samu ou de Akturkoglu, mas o melhor marcador da Liga Portugal da época passada mostra que é cada vez mais do que os golos que marca (e não são poucos). Apontou o 12.º na Liga Portugal, em nove rondas, recorde-se, e desbloqueou o jogo em Famalicão com um excelente lance individual.
Melhor jogador da 9.ª jornada para o Flashscore: Kerem Aktürkoglu (Benfica) - 10
Os três nomes surgem de forma consecutiva e a verdade é que Samu, Gyökeres e Aktürkoglu prometem ser os três principais jogadores desta edição da Liga Portugal. O internacional turco foi gerido por Bruno Lage, mas teve tempo para fazer um hat-trick em 62 minutos e, com isso, conseguir uma perfeita nota 10 no sistema de pontuação do Flashscore. Tal como os dois nomes mencionados acima, já tem mais golos do que jogos no campeonato.