Sair da linha de água no duelo entre ilhas: Nacional vence Santa Clara
Recorde as incidências da partida
Depois de ter perdido com o Sporting, nos quartos de final da Taça da Liga, na terça-feira, Tiago Margarido trocou dois jogadores do onze inicial, apostando em Gustavo Garcia e Nigel Thomas nos lugares de João Aurélio e Tiago Reis. Já do lado do Santa Clara, que perdeu por 3-0 no Estádio da Luz, na quarta-feira, diante do Benfica, Vasco Matos fez um total de seis alterações: Luís Rocha, Diogo Calila, Adriano, Pedro Ferreira, Vinícius Lopes e Gabriel Silva foram titulares, nos lugares de Daniel Borges, Lucas Soares, Serginho, Klismahn, Ricardinho e Matheus Pereira.
O jogo começou logo em alta voltagem e, logo aos 9 minutos, o Nacional colocou-se na frente, com um grande cruzamento de Gustavo Garcia para a finalização exímia, de cabeça, de Isaac Tomich.
Três minutos depois, Adriano Firmino saltou com o braço levantado, tocou a bola com a mão e permitiu uma grande penalidade, tão evidente quanto desnecessária, que Rúben Macedo, aos 13', transformou para o 2-0 para a equipa da casa.
Um quarto de hora perfeito para o Nacional, 15 minutos de pesadelo para o Santa Clara, que aos 22' viu Gabriel Silva evitar o 3-0, perante Matheus Dias. Aos 23' Pedro Ferreira rematou ligeiramente por cima da baliza do Nacional, no primeiro esboço de reação açoriano, antes de Luís Esteves, em cima da meia hora, voltar a ameaçar o 3-0, com um remate forte que Gabriel Batista conseguiu defender.
Aos 40', em contra-ataque, Gabriel Silva atirou por cima da baliza do Nacional mas, já dentro do primeiro de dois minutos de compensação da primeira parte, foi mesmo Gabriel Batista a brilhar, evitando a dois tempos, e em cima da linha de golo, o desvio de Isaac Tomich.
Insatisfeito com a exibição na primeira parte, Vasco Matos lançou Gustavo Kilsmahn e Bruno Almeida para os segundos 45 minutos, nos lugares de Guilherme Ramos e Pedro Ferreira, mas nem por isso o Santa Clara mostrou uma nova face. Só aos 58 minutos, e de livre direto, Gabriel Silva tentou visar a baliza de Lucas França, mas o remate embateu na barreira, antes de nova tentativa, aos 59', para defesa do guarda-redes do Nacional.
Aos 75 minutos, após um ressalto, Ricardinho podia até ter reduzido o marcador, mas a bola ainda desviou em Zé Vítor e saiu para canto, onde Sidney Lima cabeceou por cima da baliza dos madeirenses. Respondeu o Nacional, aos 77 minutos, com Rúben Macedo numa grande jogada pelo flanco direito, culminada com um remate em arco, a rasar a baliza açoriana. Aos 84 minutos houve ainda um cabeceamento de Klismahn para defesa fácil de Lucas França, mas seria o Nacional, uma vez mais, a ameaçar o 3-0, aos 86', com Luís Esteves a servir Butzke, que cabeceou para corte de Sidney Lima. Já na compensação, Klismahn teve a derradeira ocasião para reduzir a diferença, negada por Lucas França.
Com este resultado o Santa Clara cai para o sexto lugar, em igualdade pontual com o Vitória SC, na 5.ª posição (18 pontos), enquanto o Nacional deixa a zona vermelha da tabela, subindo à 15.ª posição, em zona de play-off.
Homem do jogo Flashscore: Rúben Macedo (Nacional)