Sob o signo do três: Santa Clara vence Gil Vicente e sobe ao pódio da Liga
Recorde as incidências da partida
No regresso do campeonato, após os jogos da Taça de Portugal, Vasco Matos manteve apenas três dos jogadores que fizeram parte do onze do Santa Clara diante do Gondomar, incluindo João Costa, que agarrou o lugar, juntamente com Frederico Venâncio e Adriano Firmino.
Do lado do Gil Vicente, Bruno Pinheiro manteve Buatu, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Castillo e Santi García em relação à equipa que apresentou diante do Belenenses.
Três oportunidades
Talvez com saudades da Liga, logo aos 2 minutos houve ocasião clara de golo, e para a equipa da casa, com Gabriel Silva a rematar à barra da baliza à guarda de Andrew. Aos 5' foi Sidney Lima, de cabeça, a atirar ao lado. Depois de duas ameaças, à terceira foi de vez e, aos 14 minutos, após canto de Gabriel Silva, Sidney Lima antecipou-se à marcação e cabeceou para o 1-0, estreando-se a marcar no campeonato.
Depois de marcar, Sidney Lima voltou a estar em evidência mas do lado contrário, evitando o golo do empate, num remate de Cauê, servido por Fujimoto, aos 24 minutos. A boa reação gilista, porém, resultou mesmo no 1-1, aos 28 minutos, com um autêntico golaço de Santi García, à entrada da área e de pé esquerdo, estreando-se a marcar com a camisola do Gil Vicente.
Três estreias a marcar
Mantendo o adágio popular, depois das estreias a marcar de Sidney Lima e Santi García, o 2-1 para o Santa Clara surgiu através de mais um jogador que se estreou a marcar esta temporada: aos 38 minutos, MT serviu Gabriel Silva, que cruzou com conta, peso e medida para o cabeceamento indefensável de Diogo Calila, nas costas de Sandro Cruz.
Três bolas vazias
Até final da primeira parte, destaque para a terceira (!) troca de bola, por estar vazia, e para a expulsão de João Coimbra, adjunto de Bruno Pinheiro, após uma discussão com Vasco Matos, técnico do Santa Clara, que viu amarelo.
Três substituições
A segunda parte começou com uma boa oportunidade para o Santa Clara, com Pedro Ferreira a cruzar para Gabriel Silva, de primeira, rematar ao lado, aos 50 minutos, antes de Andrew parar o cruzamento de Sidney Lima, aos 55'.
Em desvantagem, e sem a reação que se esperava, Bruno Pinheiro não esperou sequer pela hora de jogo e aos 58 minutos fez três substituições de uma assentada, lançando Mutombo, Jorge Aguirre e Mory Gbane, nos lugares de Zé Carlos, Cauê e Castillo. Já depois de Sidney Lima, aos 61 minutos, ter disparado um livre sem direção, foi Félix Correia, aos 64 minutos, a ter boa ocasião para empatar, após cruzamento de Mutombo, mas falhou o desvio.
Aos 64 minutos Vasco Matos apostou em Ricardinho no lugar de João Costa, antes de ser obrigado a lançar Guilherme Ramos, face à lesão de Frederico Venâncio, que saiu de maca. Aos 69 minutos foi uma vez mais o Santa Clara a ficar perto do golo, com Andrew a tirar a bola a Vinícius Lopes, antes de Ricardinho, na recarga, atirar contra Buatu. Respondeu o Gil Vicente, aos 76', com um livre por cima, antes de Touré disparar contra Guilherme Ramos e, na recarga, Aguirre errar a baliza por pouco.
Ameaçava o Gil Vicente, respondia o Santa Clara, a partir do banco, com Lucas Soares e Alisson Safira lançados por Vasco Matos, aos 78 minutos, nos lugares de Diogo Calila e Vinícius Lopes, respetivamente.
Terceiro golo bateu no poste
Aos 85 minutos foi Pedro Ferreira a encher o pé, com a bola a passar junto ao poste esquerdo da baliza de Andrew, antes do Gil Vicente voltar a ameaçar o empate, aos 88 minutos, com duas tentativas contra a muralha defensiva açoriana, antes de Touré rematar por cima, aos 89'. A um minuto dos 90' Bruno Pinheiro ainda lançou João Teixeira no lugar de Fujimoto, mas foi o Santa Clara, aos 90+8 minutos, a ganhar uma grande penalidade, por Safira, que o próprio avançado brasileiro bateu, atirando ao poste, no último lance do jogo.
Terceiro lugar
Com este triunfo, a sexta em nove jornadas, o Santa Clara sobe ao terceiro lugar do campeonato, apenas atrás de Sporting e FC Porto, com 18 pontos, ultrapassando à condição o Benfica, que tem 16, com um jogo a menos.