Uma lanterna a iluminar a ressaca europeia: SC Braga vence Farense
Recorde as incidências da partida
Depois da derrota com o Bodo/Glimt, na Liga Europa, no último lance do jogo, Carlos Carvalhal fez seis alterações no onze, abdicando de qualquer ponta de lança, com Bruma na posição nove, numa frente móvel, com Roger e Ricardo Horta no apoio, e uma linha de três defesas.
Do lado do Farense, Tozé Marreco deu a titularidade a Menino, em detrimento de Velásquez, em comparação com a equipa apresentada diante da Sanjoanense, na Taça de Portugal.
O SC Braga entrou por cima e aos 7 minutos Bruma deixou o primeiro aviso, com um remate cruzado defendido por Ricardo Velho. Aos 18' foi Roger a cruzar e Paulo Oliveira, e poucos metros da baliza, a atirar por cima. Dois minutos depois, Gharbi fez o cruzamento, Ricardo Horta tentou o desvio de calcanhar, mas Ricardo Velho estava atento.
Ainda antes da meia hora André Horta rematou cruzado, ao lado, antes de Derick Poloni ter o primeiro remate do Farense, aos 32 minutos, que Matheus desviou para canto. E, quando o ritmo baixou, com o intervalo a aproximar-se, o SC Braga desbloqueou o marcador, aos 41 minutos: erro de Artur Jorge, a não conseguir cortar a bola, e Bruma a soltar-se para assistir Gharbi para o 1-0.
Apesar da vantagem, Carlos Carvalhal mudou duas peças para a segunda parte, lançando El Ouzzani e Gabri Martínez, para os lugares de Roger Fernandes e do autor do golo, Gharbi. O avançado marroquino, aos 52 minutos, ficou pertíssimo do 2-0, após cruzamento de Gabri, o outro jogador lançado ao intervalo, mas o remate não saiu nas melhores condições.
Respondeu às alterações Tozé Marreco, aos 63', em dose tripla, com Elves Baldé, Geovanny Almeida e Darío Poveda nos lugares de Álex Millán, Álex Bermejo e Artur Jorge. Aos 67' foi a vez de saírem os dois irmãos Horta, Ricardo e André, para as entradas de João Moutinho e Zalazar.
E, mais uma vez, tal como tinha acontecido no primeiro lance da segunda parte, foi do banco que saiu o segundo golo do SC Braga: canto batido por João Moutinho, desvio de Zalazar e El Ouazzani, ao segundo poste, a cabecear para fazer o 2-0, apontando o sexto golo esta temporada.
A um quarto de hora do final, Tozé Marreco lançou Marco Moreno e Merghem, nos lugares de Miguel Menino e Neto, enquanto Carlos Carvalhal trocou Paulo Oliveira por Víctor Gómez aos 81'. E aos 86', em novo canto de João Moutinho, Vítor Carvalho cabeceou totalmente sozinho na grande área, atirando à barra da baliza de Ricardo Velho.
Com esta vitória, o SC Braga sobe à condição ao quarto lugar, com 17 pontos, ultrapassando o Benfica, ficando a aguardar pelo que farão os encarnados, que têm 16 pontos, e ainda o Vitória SC, que leva 14, também com jogo este domingo. Já o Farense permanece com a lanterna-vermelha, com quatro pontos, a um ponto de Nacional e Estrela.
Homem do jogo Flashscore: Gharbi (SC Braga)