Campeonato dos três grandes: Sporting campeão, FC Porto em terceiro
Recorde aqui as principais incidências da partida
Os leões evitaram a derrota no Estádio do Dragão no espaço de um minuto, com um bis de Gyökeres, e garantiram a liderança também neste duelo específico entre as três equipas com mais campeonatos conquistados em Portugal.
Com o empate (2-2) entre Sporting e FC Porto, a equipa de Rúben Amorim desempatou com o Benfica no confronto entre os três grandes.
A equipa leonina somou sete pontos nos confrontos com dragões e águias, mais um do que o Benfica.
Com apenas uma derrota neste duelo particular, frente ao Benfica (2-1), no Estádio da Luz, o Sporting terminou o campeonato com duas vitórias - 2-0 contra o FC Porto e 2-1 contra o Benfica - e um empate (2-2).
Já o Benfica somou seis pontos nos duelos com os três grandes - além dos jogos com o Sporting, venceu o FC Porto em casa (1-0) e perdeu no Dragão (5-0).
De resto, a goleada do FC Porto na receção ao Benfica foi a única vitória da equipa de Sérgio Conceição nos jogos entre os três grandes. Além desses três pontos, os dragões somaram apenas mais um no passado domingo.
SC Braga muda contas e ordem da tabela
Se incluirmos o SC Braga nesta contabilidade, uma vez que os arsenalistas também entraram na época 2023/24 com aspirações de chegar ao título, a situação muda consideravelmente.
O Benfica assume o comando deste duelo a quatro equipas, com 12 pontos, uma vez que venceu o SC Braga na primeira e segunda volta, enquanto o Sporting fica com 11, fruto de uma vitória e um empate com a equipa minhota.
Por outro lado, a pontuação do FC Porto sobe a sete, mas com uma adenda que pode mesmo ter implicações na ordem da tabela classificativa, uma vez que o último confronto entre as duas equipas acontece na última ronda do campeonato e FC Porto e SC Braga continuam na luta pelo último lugar do pódio da Liga Portugal.
Por fim, o SC Braga mostrou as suas dificuldades frente aos habituais três grandes, tendo somado apenas um ponto (frente ao Sporting) nestes confrontos.