Chegar, ver e jogar: as contratações de janeiro que já fizeram a estreia na Liga Portugal
Ainda nem todos tiveram essa possibilidade, sendo que o adiamento da partida entre o Famalicão e o Sporting veio reduzir ligeiramente a hipótese de alguns jogadores fazerem o primeiro jogo com a camisola do novo clube, no entanto os reforços de inverno têm sido verdadeiros reforços neste arranque de segunda volta, mesmo aqueles contratados poucos dias antes do início da jornada 20 da Liga Portugal.
Com três golos em quatro jogos, todos saídos do banco, Marcos Leonardo é o reforço com melhor aproveitamento ao nível de golos. O avançado do Benfica, contratado ao Santos por 18 milhões de euros, marca um golo a cada 25 minutos!
Na última lista de inscritos divulgada pela Liga Portugal, publicada às 00:20 de 1 de fevereiro, há dois jogadores que já fizeram a estreia pelas novas equipas. Úmaro Embaló teve direito a alguns minutos no empate entre o FC Porto e o Rio Ave, mas o principal destaque é mesmo Bruno Costa. O médio, que rescindiu com o Vallencienes para assinar pelo Vizela, foi titular apenas quatro dias depois de ter sido oficializado.
Rio Ave, o rei do mercado
Com 11 contratações, o Rio Ave foi a equipa que provocou maior número de movimentações no mercado de transferências.
A equipa vila-condense esteve um ano e meio proibida de contratar e aproveitou o fim do castigo para dar 11 caras novas a Luís Freire.
Tanlongo e João Teixeira foram titulares na partida no Estádio do Dragão (empate sem golos com o FC Porto), que também contou com Vrousai, além do já mencionado Embaló. A juntar a estes nomes, Hélder Sá também já participou em duas partidas pela equipa de Vila do Conde.
O Vizela, último classificado da Liga Portugal, é a equipa com mais estreantes vindos do mercado de inverno. A equipa orientada por Rúben de la Barrera já estreou seis dos sete reforços contratados em janeiro. O sétimo, Messias, foi também já jogou pelos vizelenses, mas apenas para a Taça de Portugal.
Contratações de inverno com minutos nas novas equipas
Benfica - Rollheiser (9'), Álvaro Carreras (24') e Marcos Leonardo (78')
Sporting - Rafael Pontelo (1')
SC Braga - Cher Ndour (6')
Vitória SC - Nélson Oliveira (6')
Moreirense - Luís Asué (76'), André Castro (29'), Vinicius Mingotti (43')
Arouca - Robson Bambu (90')
Famalicão - Florian Danho (7'), Filipe Soares (38')
Gil Vicente - Alex Pinto (32'), Afonso Moreira (20')
Portimonense - Rodrigo Martins (75'), Steve Mvoué (54'), Hildeberto Pereira (176')
Estoril Praia - Vinícius Zanocelo (23'), Nemanja Jovic (1')
Casa Pia - Rúben Lameiras (114'), André Lacximicant (7'), Nuno Moreira (77')
Rio Ave - Vrousai (45'), João Teixeira (92'), Embaló (19'), Hélder Sá (24'), Tanlongo (107')
Estrela da Amadora - Nanu (37'), Rúben Lima (90'), Nilton Varela (90'), Leonel Bucca (12'), Rodrigo Pinho (87')
Chaves - Dário Essugo (61'), Júnior Pius (259'), Raphael Guzzo (231')
Vizela - Bruno Costa (81'), Jota Gonçalves (190'), Jason Lokilo (90'), Sava Petrov (90'), Domingos Quina (66') e Amadou Ba-Sy (57')