Chicotada traz primeiro ponto: Pedro Pinho dá empate ao Desp. Chaves nos descontos (2-2)
Recorde as incidências da partida
A sexta jornada da Liga Portugal 2023/24 prosseguiu este domingo, com a partida entre o Desportivo de Chaves e o Estrela da Amadora a abrir o dia. Na partida de estreia de Moreno, que sucedeu a José Gomes no cargo, os flavienses apresenteram um novo sistema tático (3-5-2) e várias alterações no onze: João Correia, João Queirós e Leandro Sanca entraram na equipa. Já Sérgio Vieira apostou em Mansur no lugar de Omurwa.
Pouco critério, muita eficácia
Antes da partida começar, em jeito de curiosidade, a equipa tricolor apresentou-se com o seu equipamento alternativo e com uma faixa preta a tapar o símbolo do patrocinador principal. Quanto ao jogo propriamente dito, a fase inicial do encontro foi dominada pelo equilíbrio, com as equipas a circularem a bola longe da área adversária.
A primeira oportunidade apareceu aos 24 minutos, com Ronald a tirar o cruzamento na direita e Ronaldo Tavares a falhar o remate quando se encontrava completamente sozinho dentro da área do Desportivo de Chaves. Os transmontanos responderam no final da primeira parte, com Héctor Hernández a aparecer isolado e a rematar para grande defesa de Bruno Brígido.
Dois minutos depois, João Queirós cabeceou para nova intervenção do guarda-redes, desta feita a contas com o poste. Já no tempo de compensação, Léo Jabá cruzou para Ronaldo Tavares desperdiçar mais uma oportunidade clamorosa e, na jogada seguinte, os estrelistas inauguraram o marcador: contra-ataque letal, Léo Jabá passou para Léo Cordeiro, que atirou rasteiro para o fundo das redes, naquele que foi o primeiro remate à baliza feito pelo Estrela da Amadora.
Emoção até ao fim
Na segunda parte, o Desportivo de Chaves entrou determinado a reverter a situação e, na primeira ocasião, Leandro Sanca desferiu um remate forte que saiu por cima da baliza (56 minutos). Pouco depois, aos 63 minutos, Paulo Victor apareceu com perigo, mas o cabeceamento foi defendido por Bruno Brígido.
Em cima do minuto 70, o golo voltou a aparecer: Bruno Langa cortou mal a bola numa altura em que a equipa estava desequilibrada, Ronald recebeu no flanco oposto, cruzou para a área e Léo Jabá finalizou para o golo. Hugo Souza ainda tocou na bola, mas defendeu contra o próprio pé.
Com a desvantagem ainda mais evidente no marcador, os flavienses continuaram à procura do golo, mas Bruno Brígido voltou a negar o golo a Sanca (75 minutos). Já na parte final do encontro, Jô, acabado de entrar, atirou à barra da baliza forasteira, na primeira vez que tocou na bola. Adivinhava-se o golo do Desportivo de Chaves, que acabou por aparecer: erro de Mansur, que escorregou ao tentar cortar a bola, Héctor Hernández aproveitou e atirou para o golo.
Já dentro do tempo de compensação da partida, Héctor Hernández voltou a aparecer com perigo dentro da área, mas Bruno Brígido voltou a vencer o duelo com o avançado flaviense. Até que, aos 90+4 minutos, João Correia cruzou para a área, a bola tabelou em Sanca e Pedro Pinho desferiu um remate rasteiro para o fundo das redes de Brígido, que nada conseguiu fazer. Até final, Mansur foi expulso por acumulação de amarelos, mas o empate manteve-se, com Jô a desperdiçar o golo aos 90+9 minutos.
Com este resultado, o Desportivo de Chaves somou o primeiro ponto nesta edição do campeonato, mas continua na última posição. Já o Estrela da Amadora continua sem vencer e está no 15.º lugar, com cinco pontos. Na próxima ronda, a formação da Amadora vai receber o SC Braga, ao passo que os transmontanos irão deslocar-se a Arouca.
Homem do jogo Flashscore: Léo Jabá (Estrela da Amadora)