Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conheça todas as condicionantes no sorteio do calendário da Liga

Mário Rui Ventura
Sorteio do calendário terá lugar no domingo, no Convento do Beato, em Lisboa
Sorteio do calendário terá lugar no domingo, no Convento do Beato, em LisboaLiga Portugal
A temporada 2024/2025 está aqui ao lado e domingo é o dia em que se dá o pontapé de saída, num dos momentos mais simbólicos da época: o sorteio das competições profissionais, que terá lugar na gala Kick-Off.

Uma cerimónia que já se tornou numa referência dos calendários de todos os adeptos e que terá lugar no Convento do Beato, em Lisboa.

Como habitual, este sorteio das duas principais divisões do futebol português conta com algumas condicionantes, a fim de se proteger a competitividade e os clubes que representam Portugal nas competições europeias, assim como assegurar as medidas de segurança necessárias em todos os espetáculos desportivos.

Pode consultar todas as condicionantes aqui.

Lista das condicionantes:

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:

a) SL Benfica e Sporting CP;

b) FC Porto e Boavista FC;

c) Vitória SC e SC Braga;

idem, por solicitação das forças de segurança:

d) AVS e Moreirense FC;

e) quando o SC Braga jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o FC Famalicão;

f) quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o Gil Vicente FC;

g) quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril Praia;

h) quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril Praia;

idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:

i) Gil Vicente FC e SC Braga;

j) Vitória SC e FC Famalicão.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute, consecutivamente, em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média, designadamente, as seguintes:

a) SL Benfica – 17,00 pontos;

b) FC Porto – 17,00 pontos;

c) Sporting CP – 16,67 pontos;

d) SC Braga – 15,33 pontos;

e) Vitória SC – 13,33 pontos.

4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League), não podem jogar:

a) com as equipas das ilhas;

b) entre si;

c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (vd. n.º 2 supra).

5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 22.ª, 25.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.

6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.