Conheça todas as condicionantes no sorteio do calendário da Liga
Uma cerimónia que já se tornou numa referência dos calendários de todos os adeptos e que terá lugar no Convento do Beato, em Lisboa.
Como habitual, este sorteio das duas principais divisões do futebol português conta com algumas condicionantes, a fim de se proteger a competitividade e os clubes que representam Portugal nas competições europeias, assim como assegurar as medidas de segurança necessárias em todos os espetáculos desportivos.
Pode consultar todas as condicionantes aqui.
Lista das condicionantes:
1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;
2. Na mesma jornada, as seguintes equipas não podem coincidir na condição de visitadas (i.e., se uma jogar em casa, a outra terá de jogar fora), por motivos de segurança e situação geográfica regulamentarmente previstos:
a) SL Benfica e Sporting CP;
b) FC Porto e Boavista FC;
c) Vitória SC e SC Braga;
idem, por solicitação das forças de segurança:
d) AVS e Moreirense FC;
e) quando o SC Braga jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o FC Famalicão;
f) quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC e o Gil Vicente FC;
g) quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril Praia;
h) quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das outras três equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, as outras duas não podem jogar como visitantes contra o Estrela Amadora e o Estoril Praia;
idem, por solicitação das forças de segurança, na medida do possível:
i) Gil Vicente FC e SC Braga;
j) Vitória SC e FC Famalicão.
3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute, consecutivamente, em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média, designadamente, as seguintes:
a) SL Benfica – 17,00 pontos;
b) FC Porto – 17,00 pontos;
c) Sporting CP – 16,67 pontos;
d) SC Braga – 15,33 pontos;
e) Vitória SC – 13,33 pontos.
4. Da 1.ª à 4.ª jornada, as equipas participantes nas fases de qualificação para as competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League), não podem jogar:
a) com as equipas das ilhas;
b) entre si;
c) com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (vd. n.º 2 supra).
5. Nas 6.ª, 7.ª, 9.ª, 10.ª, 14.ª, 19.ª, 22.ª, 25.ª, 29.ª e 32.ª jornadas, não poderá haver jogos que oponham equipas que se encontrem a disputar a UEFA Champions League a equipas que se encontrem a disputar a UEFA Europa League ou a UEFA Europa Conference League.
6. Evitar, na medida do possível, que as equipas não participantes nas competições europeias (i.e., UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) disputem duas jornadas seguidas com equipas que participam nessas competições.