De Portugal a Inglaterra: A discussão dos títulos nos principais campeonatos europeus
Ainda estamos em fevereiro, as rondas de volta ainda agora começaram e, no entanto, a luta pelo primeiro lugar em grande parte dos campeonatos europeus pode ser considerada como resolvida. Ou, pelo menos, muito decidida, tendo em conta o que se passou nas duas últimas jornadas do campeonato com os êxitos, em confrontos directos, do Inter, do Real Madrid e do Bayer Leverkusen.
Analisemos cada uma das situações:
Liga Portugal
Com 21 jornadas decorridas em Portugal, Benfica e Sporting seguem juntos no topo com 52 pontos, ambos com mais sete que o FC Porto. Os leões têm um jogo por acertar no calendário (diante do Famalicão) e podem mesmo isolar-se na liderança da prova, elevando para 10 a diferença em relação aos dragões.
Depois de dois jogos sem vencer (empate com Rio Ave e derrota com Arouca), o FC Porto começa a ver a luta pelo título mais longe e até mesmo o bilhete para a próxima edição da Liga dos Campeões.
SC Braga segue a 12 pontos da liderança e com o Vitória SC no encalce, na luta pelo acesso às provas europeias.
Serie A
Depois de ter sido ultrapassado pela Juventus devido à pausa para a Supertaça Italiana, o Inter recuperou imediatamente a liderança e afastou-se dos Bianconeri após uma vitória por 1-0 em San Siro.
Agora, graças a uma sequência em que os Bianconeri, somaram apenas um ponto contra o Empoli e a Udinese, os Nerazzurri lideram com 7 pontos (e um jogo por acertar) sobre os rivais e, embora os rapazes de Massimiliano Allegri não tenham compromissos europeus para preencher o calendário, são os favoritos absolutos para conquistar o título que está em falta há três anos.
Bundesliga
Este ano parece não haver história entre o Bayer Leverkusen e o Bayern. Os farmacêuticos acabaram de derrotar os bávaros com um inequívoco 3-0 que pôs a nu todas as dificuldades da equipa treinada por Thomas Tuchel, aumentado a distância para cinco pontos no topo da classificação.
De um lado, uma equipa confiante e ainda invicta, do outro, um navio de guerra em crise: o campeonato ainda é longo, mas a sensação é de que a série de títulos nacionais poderá ser interrompida pelo Bayern, depois da tentativa quase bem sucedida do Borussia Dortmund no ano passado.
LaLiga
Este fim de semana também foi marcado pelo primeiro contra o segundo em Espanha, onde o Real Madrid, apesar das muitas ausências no departamento defensivo, demoliu o Girona com uma vitória peremptória por 4-0 que diminuiu as ambições dos catalães, que pela primeira vez na história se viram envolvidos num duelo de alto nível.
Mesmo na liga espanhola, a diferença é de cinco pontos e, embora os Blancos também tenham de se concentrar na Liga dos Campeões, parece insuperável.
Ligue 1
Apesar de tantos pontos de interrogação, o PSG de Luis Enrique é o líder do campeonato e os rivais têm dificuldades para acompanhar o ritmo dos parisienses.
O mais próximo é o Nice de Francesco Farioli, que conseguiu conquistar o Parque dos Príncipes na primeira volta antes de começar a perder terreno no final de 2023. A diferença entre os dois aumentou para dois dígitos (+11) desde a última ronda do campeonato e o confronto direto previsto para a penúltima jornada poderá revelar-se inútil.
Premier League
A Premier League é certamente a liga mais competitiva: Manchester City (que tem em atraso um jogo em casa contra o Brentford), Liverpool e Arsenal, separados por poucos pontos e protagonistas de uma longa série de ultrapassagens no topo, disputam a liderança.
Atrás, mas não por muito, estão o Tottenham de Ange Postecoglu e o Aston Villa de Unai Emery.
A sensação é de que as três equipas que têm tudo para disputar o título até ao fim, talvez mesmo até à última jornada.
No calendário, há ainda uns apetetitosos Liverpool - Manchester City e Manchester City - Arsenal.