Dérbi de Lisboa: Líder procura manter registo 100% vitorioso em Alvalade
Acompanhe as incidências da partida
Separados apenas por um ponto na frente da competição, embora os leões, que somam 68, tenham ainda de disputar um jogo em atraso com o Famalicão, agendado para 16 de abril, um triunfo sobre os encarnados pode deixar a equipa treinada por Rúben Amorim com via aberta para a conquista do campeonato, já que o FC Porto está, praticamente, arredado.
Perante os seus adeptos, os leões, campeões em 2020/21, só sabem vencer, tendo triunfado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em todos os últimos 13 jogos para a Liga, sendo que, cinco desses, foram pela margem mínima, não tendo sofrido qualquer golo em seis desses encontros.
O Sporting, que tem o melhor ataque da prova, com 77 golos, arrancou o campeonato com um triunfo em casa diante do Vizela (3-2) e em Alvalade ultrapassou também Famalicão (1-0), Moreirense (3-0), Rio Ave (2-0), Arouca (2-1), Estrela da Amadora (3-2) e Gil Vicente (3-1).
Seguiram-se mais seis triunfos caseiros, o primeiro no clássico com o FC Porto (2-0), três goleadas ante Estoril Praia (5-1), Casa Pia (8-0) e SC Braga (5-0), com a receção ao Farense (3-2) a ser o mais suado, antes de nova goleada imposta ao Boavista (6-1).
Colocando todas as competições em cima da mesa, o Sporting tem bem presente na memória como é vencer em casa aos encarnados, já que a última vez aconteceu em 29 de fevereiro, por 2-1, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, com a segunda a sorrir de novo aos leões, uma vez que o empate a dois golos na Luz, na terça-feira, bastou para assegurarem a presença na final do Jamor.
Se em casa tudo corre de feição aos comandados de Rúben Amorim, quer a nível de resultados quer a nível exibicional, fora de portas alguns pontos foram ficando pelo caminho: empate em Braga (1-1), derrotas nas visitas a Benfica (2-1) e Vitória SC (3-2) e, há um mês, uma igualdade no campo do Rio Ave (1-1).
Diante do eterno rival, apenas o guarda-redes Antonio Adán é baixa certa, com Pedro Gonçalves, uma das peças fundamentais na equipa leonina, a permanecer em dúvida, depois de ter falhado os últimos três jogos da equipa, diante Boavista, Estrela da Amadora e Benfica, o último para as meias-finais da Taça de Portugal, na terça-feira.
No sábado, Sporting, líder da Liga, com 68 pontos, recebe o Benfica, segundo, com 67, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, a partir das 20:30.