Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dois golaços num clássico amarrado: SC Braga e Sporting empatam (1-1) a fechar 4.ª jornada

Mário Rui Ventura
Atualizado
22.781 espectadores assistiram ao empate no SC Braga-Sporting
22.781 espectadores assistiram ao empate no SC Braga-SportingOpta by Stats Perform/LUSA
SC Braga e Sporting empataram, a um golo, no fecho da 4.ª jornada do campeonato. Pedro Gonçalves colocou o Sporting na frente mas Álvaro Djaló, saído do banco na segunda parte, empatou o clássico de livre direto. No jogo que marcou as estreias de João Moutinho pelos minhotos e de Fresneda nos leões, os verde e brancos falharam o assalto à liderança isolada antes da pausa para as seleções.

Recorde as incidências da partida

Jogo grande a fechar a 4.ª jornada da Liga, antes da pausa para as seleções. Artur Jorge, treinador do SC Braga, voltou a apostar em Pizzi no onze, no lugar de Álvaro Djaló, em relação à equipa que venceu o Panathinaikos (1-0), na Grécia. João Moutinho, em estreia nos convocados, ficou no banco no reencontro com o clube onde foi formado.

Rúben Amorim manteve o mesmo onze que venceu, em Alvalade, o Famalicão (1-0), colocando o último reforço, Fresneda, no banco de suplentes.

Onzes iniciais e notas finais dos jogadores
Onzes iniciais e notas finais dos jogadoresFlashscore

Bola cá, bola lá

O Sporting entrou mais forte, Paulinho ficou estendido no relvado, dentro da área do SC Braga, logo no arranque, e aos seis minutos Gyokeres teve o primeiro arranque, fugindo pela esquerda antes de tirar o cruzamento que Ricardo Esgaio, atrasado, não conseguiu dar sequência.

Aos 13 minutos respondeu o SC Braga, através do seu capitão, com remate em zona frontal de Ricardo Horta, servido por Bruma, com desvio crucial de Adán para canto.

Em cima do quarto de hora foi Nuno Santos a tentar, uma vez mais, explorar a velocidade de Gyokeres, mas Matheus leu bem o lance, saiu da baliza e resolveu o lance, repetindo a façanha, fora da área, no minuto seguinte, após Morita lançar o avançado sueco dos leões.

Aos 23 minutos mais uma boa iniciativa do SC Braga, com Ricardo Horta a cruzar, da esquerda, para Abel Ruiz, valendo o corte curcial de Coates já dentro da pequena área.

Fim do divórcio

Aos 24 minutos, aquele que tanto marcou, mas que andava divorciado dos golos, voltou a brilhar num jogo grande: passe de Diomande e Pedro Gonçalves, com espaço, rematou colocado, sem hipótese para Matheus, fazendo o 1-0 para o Sporting.

Aos 28' quase o 2-0 do Sporting, com Esgaio a cruzar da direita e Gyokeres, de primeira, a desviar, com a bola a passar perto da baliza de Matheus.

Respondeu o SC Braga, com Bruma, desta vez na direita, a surgir com espaço, a encher o pé mas com a bola a passar por cima da baliza de Adán. Aos 32' foi Victor Gómez a cruzar, Adán a voar e a dar um pequeno toque que impediu que Ricardo Horta, com a baliza deserta, conseguisse acertar na bola e fazer o empate.

Os toques de Gyokeres na bola
Os toques de Gyokeres na bolaOpta by Stats Perform

VAR tirou (e bem) o 2-0

Aos 38 minutos, dois reforços do Sporting na génese do 2-0, que seria anulado após análise das imagens no VAR. Trabalho de Gyokeres na esquerda, cruzamento, Morita a tocar para Hjulmand, que encheu o pé e bateu Matheus. O guarda-redes brasileiro, porém, tinha Pedro Gonçalves à sua frente, em fora de jogo posicional, pelo que o golo seria anulado.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Mexidas no tabuleiro

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou Marcus Edwards no lugar de Paulinho, Artur Jorge demorou dez minutos até arriscar com Banza no lugar de Pizzi.

A primeira real ocasião de golo pertenceu, porém, ao Sporting, com Marcus Edwards a aproveitar uma perda de Niakaté e a lançar a velocidade de Gyokeres. Matheus, porém, ganhou no frente a frente com o avançado sueco.

Em cima da hora de jogo Rúben Amorim mexeu em dose dupla, lançando Geny Catamo e Daniel Bragança, nos lugares de Nuno Santos e Hjulmand.

Aos 71 e 72 minutos, mais uma vez os treinadores a mexerem com as peças. Primeiro Artur Jorge, colocando Álvaro Djaló e Zalazar nos lugares de Bruma e André Horta, com Rúben Amorim a responder, chamando Trincão ao lugar de Pedro Gonçalves.

Djaló trazia régua

No meio das substituições, quem acertou, afinal, foi mesmo Artur Jorge. Colocou Álvaro Djaló, que tinha sido titular na Grécia e o extremo, aos 78 minutos, depois da falta de Daniel Bragança sobre Banza, bateu o livre direto de forma perfeita, ao ângulo, sem hipóteses para Adán, restabelecendo a igualdade no clássico.

Lugar aos reforços

Aos 83 minutos foi Daniel Bragança a sofrer falta, cometida por Zalazar, com Trincão a preferir servir Catamo, que deu para Morita, num lance que se viria a resultar em mais uma falta sobre Bragança, cometida por Vítor Carvalho, com consequente cartão amarelo.

Aos 84 minutos entraram então mais caras novas. Fresneda, em estreia no Sporting, no lugar de Ricardo Esgaio, antes do livre que Trincão bater o tal livre direto por cima da baliza de Matheus. Depois, a saída de Abel Ruiz, aos 86 minutos, para a estreia de João Moutinho com a camisola do SC Braga, ao mesmo tempo que Rony Lopes substituiu o capitão Ricardo Horta.

Ninguém quis empatar

Na reta final da partida assistiu-se a duas equipas sem receios, em busca do golo que pudesse valer a vitória no clássico, com ataque e contra-ataque de SC Braga e Sporting.

Nos sete minutos de compensação, Álvaro Djaló caiu na área do Sporting, perante Coates, mas Luís Godinho mandou seguir e, na sequência, expulsou por protestos o treinador do SC Braga, Artur Jorge, com segundo amarelo - Rúben Amorim, sublinhe-se, também viu cartão ainda na primeira parte.

Aos 90+7, num livre direto, Adán subiu ao meio-campo ofensivo para bater um livre direto para.... Matheus, que rapidamente bateu na frente para... Adán receber e sair a jogar.

No último lance do jogo, Fresneda ganhou um canto, batido por Edwards para as mãos de Matheus.

Empate no marcador, o Sporting tentou mas não conseguiu aproveitar a escorregadela do FC Porto, falhando o ataque à liderança isolada do campeonato. O SC Braga, com um jogo a menos, chega aos quatro pontos.

Estatística final e destaques da partida
Estatística final e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Álvaro Djaló (SC Braga)

Djaló entrou para fazer a diferença de bola parada
Djaló entrou para fazer a diferença de bola paradaOpta by Stats Perform/AFP