Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Entrevista Flashscore a Tiago Araújo: "Vir para o Estoril foi um passo muito bem dado"

Rodrigo Coimbra
Tiago Araújo é o jogador mais utilizado no Estoril
Tiago Araújo é o jogador mais utilizado no EstorilLUSA
Depois de um arranque difícil, fruto de alguma "falta de experiência" da equipa, o Estoril floresceu pela mão de Vasco Seabra e tem sido uma das equipas mais entusiasmantes nas últimas semanas. As duas vitórias sobre o FC Porto, uma delas que carimbou a passagem à final four da Taça da Liga, deram brilho a um caminho que promete ser cada vez mais regular no futuro.

O sintético da Associação Escola de Futebol de Macieira da Maia remete para um tempo muito feliz na vida de Tiago Araújo, um espaço onde colecionou as primeiras memórias de uma das suas grandes paixões: o futebol. 

Seguiram-se anos e anos de "muita aprendizagem" na formação do Benfica, num caminho que o levou até à concretização do sonho da estreia na equipa principal das águias, pela mão de Jorge Jesus, um "treinador excelente", ao lado de inúmeras referências. 

Tiago Araújo tem sido um dos principais destaques do Estoril
Tiago Araújo tem sido um dos principais destaques do EstorilEstoril Praia - Futebol SAD

A estreia na Liga acontece em Arouca - "sentimento inexplicável" - e a explosão dá-se na Amoreira. Já depois de fechado o capítulo Benfica, Tiago Araújo é um dos principais destaques do Estoril de Vasco Seabra. O jogador com mais jogos e mais minutos ao serviço dos canarinhos explicou a "boa fase" em entrevista exclusiva ao Flashscore.

"Tive uma formação de muita aprendizagem"

- Quais as primeiras memórias que tem do futebol?

- As primeiras memórias são de quando tinha 6-7 anos, nas escolinhas do Sporting da Póvoa de Varzim. Depois fui para o Macieira da Maia (em Vila do Conde), onde estive dois anos e fui muito feliz. Guardo muitas recordações do sintético da Maia.

- Seguiu-se a mudança para Lisboa. Foi duro esse processo?

- Sim, foi muito duro. Tinha 11-12 anos quando fui para o Seixal e com essa idade é muito complicado sair da casa dos pais. Temos de ganhar maturidade e responsabilidade, mas estamos ao lado de colegas que têm o mesmo objetivo que nós. E com os colegas certos tornou-se tudo muito mais fácil.

Tiago Araújo feliz com a aventura no Estoril
Tiago Araújo feliz com a aventura no EstorilEstoril Praia - Futebol SAD/Opta by Stats Perform

- O que guarda dessa passagem?

- O mais importante foi a aprendizagem num grande clube. Tive muitos e bons treinadores, tudo o que me ensinaram foi muito importante para os dias de hoje. Posso dizer que tive uma formação recheada de aprendizagem. 

- Durante o processo muitos colegas ficaram pelo caminho. Como foi lidar com isso e, talvez, pensar que podia ser o Tiago naquela posição?

- Muito complicado ver partir colegas com quem nos damos bem. Por outro lado, nunca estive nessa posição de ir embora e isso dava-me muita motivação para continuar (em busca dos meus sonhos), porque era sinal de que gostavam de mim e estava a fazer um bom trabalho.

- Quando percebe que tem capacidade para ser profissional?

- Isso foi com o passar dos anos. Chegou a um ponto em que estava nos sub-16 e comecei a jogar pelos sub-17 com o mister Renato Paiva, a fasquia elevou e comecei a pensar que era cada vez mais possível chegar lá. Também trabalhei muito para isso.

Tiago Araújo passou vários anos na formação do Benfica
Tiago Araújo passou vários anos na formação do BenficaSL Benfica

- Dá-se a estreia na equipa principal (Paredes, na Taça de Portugal). O que lhe passou pela cabeça? 

- Tinha 20 anos e sendo muito novo, na minha cabeça foi: quero mais, quero fazer mais jogos e quero atingir outros patamares.

- Como era trabalhar junto de referências?

- Muito, muito bom. Aprendi muitas coisas nesse ano, com pessoas muito experientes, num ano em que passo da formação para profissional, ainda para mais com um treinador excelente como o Jorge Jesus, que ajudou bastante. Foi uma aprendizagem muito rica.

- Sentiu muita diferença nesse salto para o futebol sénior?

- É uma diferença muito grande, não estava à espera que o impacto fosse tão grande, sinceramente, mas, com o passar do tempo, fui ganhando a matreirice. As pessoas podem pensar isso, mas não é facil para um jovem dar logo nas vistas, sobretudo numa liga portuguesa onde há muita qualidade.

- Recorda-se do primeiro jogo na Liga?

- Estava no Arouca e foi contra o Famalicão. Entrei por volta dos 70 (n.d.r. 79 minutos). A estreia na Liga foi o concretizar de um sonho. Qualquer jogador da formação sonha com isso e foi um sentimento muito bom, que ainda hoje recordo.

Estoril já bateu o FC Porto por duas vezes na presente temporada
Estoril já bateu o FC Porto por duas vezes na presente temporadaLUSA

Vitórias sobre o FC Porto: "Trabalho estava à vista de todos"

- Depois do período no Arouca, seguiu-se o Estoril. O que o levou a aceitar o projeto?

- Foi muito fácil aceitar o projeto do Estoril, que passa muito pela aposta nos jovens. Temos visto muitos jovens a sair daqui com muita qualidade, outros que continuam por cá e o projeto desportivo é muito bom. Formar, crescer e dar nas vistas. Vir para o Estoril foi um passo muito bem dado.

- Fácil para si fechar o capítulo Benfica?

- Sim, sim, foi fácil. Quando cheguei aqui (ao Estoril) todos me acolheram muito bem e senti-me logo em casa. O Estoril proporciona-nos boas condições e isso também ajuda a que a adaptação seja mais fácil.

Tiago Araújo conversou com o Flashscore
Tiago Araújo conversou com o FlashscoreFlashscore

- Podemos dizer que esta é a época de afirmação do Tiago Araújo na Liga?

- Acho que sim. A época está a correr bastante bem, com muitos jogos, muitos minutos e a bom nível, penso eu. Aprendo sempre mais a cada treino e jogo e tento melhorar todos os dias para que o amanhã seja melhor do que hoje. 

- Este sistema (3-4-3) também o potencia...

- Os dois laterais - eu e o Rodrigo Gomes - beneficiam bastante com este sistema. Ofensivamente somos muito bons e estamos a melhorar defensivamente. Temos colegas atrás de nós que nos passam muita confiança e, sim, acho que este sistema me favorece bastante. Sempre fui extremo na minha formação, mas sinto-me confortável a jogar neste sistema.

- O início do Estoril não foi bom. O que mudou com o mister Vasco Seabra?

- Talvez tenha faltado um bocadinho de sorte e um bocadinho de maturidade com o mister Álvaro. A equipa é bastante jovem e acredito que não tivessemos perdido tantos pontos naquela fase se fosse mais experiente. Mas aprendemos muito com ele, tal como aprendemos agora com o mister Vasco.

Tiago Araújo dá muita profundidade ao corredor esquerdo
Tiago Araújo dá muita profundidade ao corredor esquerdoEstoril Praia - Futebol SAD/Opta by Stats Perform

- O que explica este agora bom momento, sobretudo as duas vitórias contra o FC Porto?

- Continuamos sempre a acreditar na equipa. Jogávamos bem, acho que isso estava à vista de todos, e foi isso trabalho árduo todos os dias que nos conduziu ao sucesso. Espero que continue assim.

- Como descreves o vosso grupo?

- Somos um grupo muito unido, com uma entreajuda brutal, em que quando um está mal os outros puxam o colega para cima. É um grupo incrível, dos melhores grupos que já tive, e estou muito feliz.

- É o jogador com mais jogos e mais minutos na presente temporada ao serviço do Estoril. O que lhe dizem estes números?

- É bom e dá confiança. É sempre bom saber que estamos a bom nível, mas nunca podemos baixar a guarda. Quero continuar a fazer mais e, se possível, continuar a ser o jogador com mais minutos e jogos. (...) Sinto-me mais confiante a cada jogo.

Estoril segue na 13.ª posição da tabela classificativa da Liga
Estoril segue na 13.ª posição da tabela classificativa da LigaFlashscore

- Acredito que a posição na Liga (13.º) ainda não seja do vosso agrado, mas são o 3.º melhor ataque da competição. O que vos é pedido nos jogos?

- Desfrutamos do jogo e as coisas saem naturalmente. Temos um grupo com muita qualidade individual e coletiva e quando estamos todos ligados o individual acaba por destacar-se. Além disso também temos vindo a sofrer cada vez menos.

- O Natal já passou e seguem-se jogos muito importantes - Farense, Sporting e FC Porto -, sem esquecer a final-four da Taça da Liga para o final de janeiro. Como estão a preparar esta sequência exigente de jogos?

- O grupo tem trabalho muito forte para o que aí vem e queremos continuar a boa fase em que estamos. É nisso que estamos focados. O primeiro jogo agora é contra o Farense e queremos trazer os três pontos.

- Para quem não conhece, como descreveria o campeonato português?

- Bastante competitivo. Por exemplo, na altura, estavamos em último e conseguimos uma grande vitória no Dragão e acho que a qualquer momento, qualquer equipa, pode dar um salto como nós demos. (...) Cada vez mais aparecem jogadores de qualidade na nossa Liga.

Tiago Araújo apontou Francisco Conceição como um dos adversários mais complicados
Tiago Araújo apontou Francisco Conceição como um dos adversários mais complicadosAFP

"Destaco o Francisco Conceição e o Rafa Silva"

- Convido-o a apontar um adversário que lhe criou mais complicações esta época e um defesa que lhe deu mais trabalho.

- Apanhei bastantes bons jogadores, mas se tivesse de destacar o jogador mais difícil, até ao momento, diria o Francisco Conceição ou o Rafa do Benfica. O lateral mais complicado, talvez, o Costinha do Rio Ave ou o Aursnes do Benfica.

- E nos treinos? (risos)

- (risos) Já nos conhecemos uns aos outros, mas apanho mais o Rodrigo Gomes ou o Wagner (Pina) e é ela por ela. 

A posição média dos jogadores do Estoril no encontro frente ao FC Porto, no Dragão
A posição média dos jogadores do Estoril no encontro frente ao FC Porto, no DragãoEstoril Praia - Futebol SAD/Opta by Stats Perform

- Tem sido uma época também de afirmação para valorização de alguns ativos do Estoril. O Guitane, o Rodrigo Gomes... 

- Sim, é verdade, mas não só esses. O Koba, o Jordan, o Pedro Álvaro, o Vital... Temos um grupo com muita qualidade. Estou a dizer estes, mas podia dizer todos. Acho que o coletivo favorece o individual. Ou seja, estamos bem coletivamente e o Guitane e o Rodrigo aparecem naturalmente. 

- O que os adeptos do Estoril podem esperar de vocês?

- Entrega, compromisso e a vontade de querer ganhar vais estar sempre na nossa equipa. Os adeptos vão ver um Estoril sempre com vontade de querer ganhar, com entrega no jogo e isso é o mais importnate.

- O que pode pedir aos adeptos?

- Os adeptos são sempre importantes. Sentimos muito esse apoio e quando temos adeptos assim queremos dar-lhes alegrias.

Estoril é um dos quatro finalistas da Taça da Liga
Estoril é um dos quatro finalistas da Taça da LigaLUSA

"Temos qualidade para ganhar a Taça da Liga"

- Pelo que percebo pelo discurso, podemos assumir que será fácil para o Estoril concretizar um dos principais objetivos da temporada (manutenção na Liga)?

- O principal objetivo é a manutenção, mas quantos mais pontos conseguirmos amealhar melhor, pois queremos chegar o mais alto possível na tabela. Se o nosso objetivo for outros patamares assim vamos querer e lutar.

- E sobre a Taça da Liga? Qual é o objetivo?

- Chegamos à meia-final e não queremos parar por aqui. Vai ser um adversário (Benfica) difícil, mas temos qualdiade para passar à final e ganhar a Taça. São 11 para 11 e vamos lá para ganhar.

Os últimos resultados do Estoril
Os últimos resultados do EstorilFlashscore

- Aos 22 anos, o que lhe vai na cabeça para 2024?

- Dia a dia. Queremos que o Estoril assegure a manutenção e estamos focados para alcançar esse objetivo o mais rapidamente possível. 

- Aconteça o que acontecer até ao final da temporada, o que espera que digam do Estoril no final da época?

- Que sintam orgulho do nosso trajeto e que digam que o Estoril fez uma grande época. O início não foi fácil, mas espero que toda a gente que goste do Estoril esteja a sorrir no final.

- E do Tiago Araújo?

- Acima de tudo, que teve entrega, compromisso e nunca baixou os braços. Que dei sempre o melhor pela equipa e espero contribuir com mais golos e assistencias. 

- Que mensagem gostaria de deixar às pessoas que ainda não tiveram oportunidade de ver o Estoril?

- É uma equipa com muita qualdiade. Vão sempre ver um bom futebol, ver um bom jogo, e espero que nunca se arrependerem de ver o Estoril.

Os próximos jogos do Estoril
Os próximos jogos do EstorilFlashscore

- Que importância tem o futebol para si?

- O futebol para mim é tudo, uma paixão desde pequeno. Sempre sonhei com isto e está a concretizar-se. É uma alegria imensa viver com paixao e determinação o que mais gosto de fazer. É inexplicável. Sinto-me feliz todos os dias por isso.

- Ainda muitos sonhos por concretizar?

- Sem dúvida!

Acompanhe o próximo jogo do Estoril

Acompanhe o relato áudio através da app ou site
Acompanhe o relato áudio através da app ou siteFlashscore