Equipas portuguesas descansam mais antes dos jogos da UEFA, Sporting é exceção
A contabilidade foi feita já a contar com as partidas da 6.ª jornada das competições europeias, com as conclusões a serem claras: só o Shakhtar tem mais dias de descanso do que as equipas portuguesas, que, no entanto, têm melhor média de descanso entre jogos, isto porque a formação ucraniana começou a época duas semanas mais cedo e tem menos três jogos do que o FC Porto.
A Liga dos Campeões
O estudo analisa as duas competições europeias que contam com equipas portuguesas, Liga dos Campeões e Liga Europa, e conclui que o Benfica é a equipa com maior média de descanso do seu grupo, com 97 horas, mais 10 do que o RB Salzburgo.
Os encarnados tiveram sempre mais tempo entre os jogos da Liga e da prova milionária, com exceção do jogo com o RB Salzburgo, disputado no Estádio da Luz.
A situação é semelhante para os lados de Braga (105 horas médias de descanso), uma vez que só na partida com o Union Berlim é que a equipa de Artur Jorge teve menos tempo de descanso do que o adversário (diferença de apenas uma hora).
O FC Porto, que também é a equipa com maior média de descanso entre jogos do seu grupo (104 horas), teve duas partidas realizadas com menos tempo entre jogos do que os adversários - Shakhtar Donetsk e Barcelona, ambos no Estádio Dragão.
A Liga Europa
Por fim, a Liga Europa, onde está o Sporting, é a última competição em análise, com a conclusão de que o Sporting, ao contrário do que acontece com as equipas portuguesas na Liga dos Campeões, é, ao fim da fase de grupos, a equipa com menor média de descanso entre jogos (107 horas) no seu grupo.
No entanto, no caso dos leões, a diferença para os adversários é menor - a equipa de Alvalade teve mais tempo de descanso em metade das partidas disputadas.