Farense e Famalicam pronunciam-se sobre caso de racismo a envolver Chiquinho
Primeiro o Farense e depois o Famalicão. Os dois clubes já reagiram à situação que se passou por volta dos 80 minutos, na partida entre as duas equipas para a Liga Portugal, que terminou empatada 1-1.
"O Sporting Clube Farense demarca-se de qualquer comportamento menos próprio que possa ter ocorrido durante o jogo de hoje (sábado). Sempre e ao longo de toda a sua história de quase 114 anos de existência, este clube pauta-se pela defesa e valorização dos mais elevados princípios de humanismo, civismo e não discriminação.Assim, o Sporting Clube Farense tudo fará em conjunto com as autoridades competentes para apurar o que realmente se passou, e tudo fazer para que, sendo esse o caso, o comportamento seja exemplarmente punido", pode ler-se no comunicado do emblema algarvio.
Mais tarde, o Famalicão realçou que a situação não deve ser imputada às pessoas de Faro e ao Farense, mas sim a um ato insolado de um adepto presente no Estádio São Luís.
"Não confundimos as gentes de Faro e os adeptos do SC Farense com um adepto que, tendo em conta o referido comportamento, não demonstra saber estar na sociedade e, por via disso, não merece lugar num qualquer espetáculo desportivo", escreveu o clube, numa publicação no site oficial.
"Seremos voz ativa para que este adepto – tal como outros que adotem este tipo de atitudes e comportamentos – não seja parte integrante do nosso futebol", acrescentou.