Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FC Porto avança por Francisco Moura, acena com Baró e aguarda por fumo branco em Famalicão

Francisco Moura (dir.) em ação no estádio do Dragão em abril
Francisco Moura (dir.) em ação no estádio do Dragão em abrilProfimedia
Depois de um início de defeso algo apático, o FC Porto tem estado em destaque nesta última semana de mercado de transferências com as contratações de Samu Omorodion e Deniz Gul, além das sucessivas tentativas pelo defesa Nehuen Pérez, da Udinese. Mas há outro dossiê em andamento até ao final do mercado: Francisco Moura. O Flashscore confirmou que as negociações existem, mas ainda não há fumo branco.

De acordo com o zerozero, os dragões têm feito avanços para adquirir a totalidade do passe do antigo defesa do SC Braga e acrescentaram um nome ao negócio: Romário Baró, sem tempo de jogo e ainda com muito para dar ao futebol português, poderá rumar a Famalicão

Apesar dos bons ventos, importa referir que as conversações não acabaram e o acordo vai, quase certamente, sofrer alterações. Aliás, esta nova informação corrige a então avançada pelo MaisFutebol de que o FC Porto iria gastar 5,5 milhões de euros por 50% do passe. Com a integração de Baró, a mesma fonte (zerozero) adiantou que esse valor seria pela totalidade dos direitos económicos, mas o Flashscore confirmou que, apesar das negociações existirem, não estão concluídas e há incerteza quanto aos moldes.

As últimas temporadas de Francisco Moura
As últimas temporadas de Francisco MouraFlashscore

Até porque, há pelo menos dois fatores a ter em conta: a falta de soluções em caso de saída de Moura (Diogo Costa é o único lateral esquerdo de raíz) e ainda a preferência dos famalicenses em preservar uma parte dos passes dos jogadores para futuras mais-valias, como nos casos de Ugarte, Iván Jaime, Toni Martínez ou Pedro Gonçalves.

Para colmatar a falta de opções, os famalicenses tinham identificado Yuri Ribeiro como possível reforço, mas o ex-Légia de Varsóvia assinou pelo SC Braga à última da hora. Os bracarenses, recorde-se, detêm ainda metade do passe de Moura depois da venda aos famalicenses, em 2023, enquanto o Famalicão detém 25% do passe do avançado portista Toni Martínez, que estará a ser negociado com o Alavés.

Os rumores que apontam Francisco Moura à cidade Invicta não são novos e chegaram à conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Boavista (vitória famalicense por 1-0). Nessa altura, o técnico Armando Evangelista não viu "razões para não o ter na convocatória". Certo é que Francisco Moura jogou os 90 minutos e fez assistência para o golo de Gustavo Sá.

A novela em torno de Francisco Moura, que tem uma cláusula de rescisão de 7,5 milhões de euros, e o FC Porto promete continuar até ao final do mercado, agendado para dia 02 de setembro.