FC Porto obrigado a vencer no campo do Famalicão para continuar a sonhar com o título
Separados por quatro pontos, os atuais campeões nacionais têm de triunfar no terreno do oitavo classificado da prova para depois poderem torcer por um deslize do Benfica no domingo, em Alvalade, no dérbi com o Sporting.
Um empate praticamente confirma o adeus do FC Porto ao título e uma derrota assegura definitivamente o título nacional aos encarnados, depois de três épocas seguidas em branco.
Por seu lado, o Famalicão necessita de vencer os dragões para matematicamente ainda ter alguma possibilidade de chegar às provas europeias, algo que mesmo assim será muito difícil, já que a equipa de João Pedro Sousa está a cinco pontos do sexto lugar, ocupado pelo Arouca, que também hoje recebe o Desportivo de Chaves, sétimo.
No Bessa, o Sporting de Braga, terceiro, pode confirmar o regresso à Liga dos Campeões na próxima temporada, na fase de pré-eliminatória, bastando vencer o Boavista, que segue num tranquilo 11.º posto.
Já o Santa Clara vai entrar em campo, para receber o Portimonense (13.º), já despromovido, depois de, na sexta-feira, no arranque da ronda, o Marítimo ter vencido o Vizela (1-0), e ter condenado definitivamente os açorianos e também o Paços de Ferreira à descida à Liga 2.
O lanterna-vermelha do campeonato soma 19 pontos, menos sete do que os madeirenses, que asseguraram o play-off de manutenção, por também já não poderem ser alcançados pelos pacenses, que têm 20 e desvantagem no confronto direto.