Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FC Porto regressa com reforço Fran Navarro e tem sucessor de Uribe pendente

LUSA
Sérgio Conceição parte para nova época no comando técnico do FC Porto
Sérgio Conceição parte para nova época no comando técnico do FC PortoAFP
O FC Porto começa esta sexta-feira os trabalhos de preparação da nova época futebolística, tendo o reforço Fran Navarro como atração nos exames médicos e físicos, numa altura em que ainda procura alternativa a Matheus Uribe no meio-campo.

Melhor marcador de sempre do Gil Vicente na I Liga, ao somar 33 golos em 66 jogos nas últimas duas épocas, o avançado espanhol assinou por cinco anos na quarta-feira e é a única contratação anunciada pelos vice-campeões nacionais antes do início de 2023/24.

O FC Porto já tinha preservado na semana anterior o compatriota Iván Marcano, defesa mais goleador da história do clube, que aceitou renovar em fim de contrato, ao contrário do colombiano Matheus Uribe (Al-Saad, do Qatar), referência desde 2019/20, Fernando Andrade (Casa Pia), Manafá ou Rodrigo Conceição, filho do treinador Sérgio Conceição.

Fran Navarro é reforço do FC Porto
Fran Navarro é reforço do FC PortoFC Porto

A tabela de saídas definitivas engloba igualmente o internacional sub-21 português Diogo Leite, que competiu por empréstimo no Union Berlim em 2022/23 e convenceu agora os alemães a despenderem os 7,5 milhões de euros (ME) previstos na cláusula de compra.

À partida para a sétima época seguida sob orientação de Sérgio Conceição, os ‘dragões’ reúnem-se de manhã no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, quando resta um mês para disputarem a Supertaça Cândido de Oliveira com o campeão nacional Benfica, em 8 ou 9 de agosto, em Aveiro, no primeiro jogo oficial de 2023/24.

Além das avaliações clínicas, o plantel deverá realizar um apronto inicial no relvado, mas sem contar com os portugueses Diogo Costa, Pepe e Otávio, o nigeriano Zaidu, o sérvio Marko Grujić, o canadiano Stephen Eustáquio e o iraniano Mehdi Taremi, que alinharam pelas respetivas seleções em junho, na sequência do êxito na final da Taça de Portugal.

Esses internacionais foram autorizados a prolongarem as suas férias e só se juntarão ao grupo durante o habitual estágio no Algarve, cujas datas se desconhecem, apesar de o primodivisionário Portimonense (19 de julho, em local a revelar) e o Cardiff, do segundo escalão inglês (dia 22, em Faro/Loulé), já terem anunciado particulares com o FC Porto.

Calendário do FC Porto em jogos oficiais
Calendário do FC Porto em jogos oficiaisFlashscore

De regresso estão cinco atletas que estiveram emprestados na temporada passada, tais como Carraça (Gil Vicente), Tomás Esteves (Pisa), Nanu (Santa Clara), Mamadou Loum (Reading) e Romário Baró (Casa Pia), cujo futuro será deliberado por Sérgio Conceição.

Os próximos dias vão servir para avaliar a evolução clínica de João Mário e do brasileiro Evanilson, que acabaram 2022/23 com uma entorse no joelho direito e novo desconforto na coxa direita, respetivamente, enquanto Gabriel Veron sofreu um estiramento na coxa esquerda durante as férias no Brasil e voltou antecipadamente ao Olival para recuperar.

Recordista de títulos, vitórias e jogos no comando técnico do FC Porto, Sérgio Conceição vai cumprir a última época do seu atual contrato e tentará resgatar o campeonato perdido para o Benfica, pese os sucessos na Supertaça, na Taça da Liga e na Taça de Portugal.

 

Plantel provisório do FC Porto para 2023/24:

- Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal e Francisco Meixedo.

- Defesa: João Mário, Carraça (ex-Gil Vicente), Nanu (ex-Santa Clara), Tomás Esteves (ex-Pisa), Pepe, Fábio Cardoso, João Marcelo, Iván Marcano, David Carmo, Wendell e Zaidu.

- Médios: Marko Grujić, Mamadou Loum (ex-Reading), Stephen Eustáquio, Bernardo Folha, Romário Baró (Casa Pia), Otávio, André Franco e Vasco Sousa.

- Avançados: Pepê, Gonçalo Borges, Galeno, Gabriel Veron, Mehdi Taremi, Danny Namaso, Evanilson, Toni Martínez e Fran Navarro (ex-Gil Vicente).

Treinador: Sérgio Conceição.

 

Saíram: Wilson Manafá (fim de contrato), Rodrigo Conceição (fim de contrato), Diogo Leite (Union Berlim, Ale), Matheus Uribe (Al-Saad, Qat) e Fernando Andrade (Casa Pia).