Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Houve TV antes do melhor filme: SC Braga vence Estrela da Amadora (3-0) e iguala FC Porto

Mário Rui Ventura
Simon Banza abriu caminho à vitória do SC Braga de penálti
Simon Banza abriu caminho à vitória do SC Braga de penáltiOpta by Stats Perform/LUSA
O SC Braga venceu este sábado o Estrela da Amadora, por 3-0, com golos de Simon Banza, de penálti, aos 57 minutos, de Bruma, aos 84', e de Roger, o melhor, aos 90+3'. Com este triunfo, os minhotos igualam os 49 pontos do FC Porto, no terceiro lugar, antes dos dragões partirem para o clássico com o Benfica. Já o Estrela da Amadora é 14.º, com 22 pontos, os mesmos de Portimonense e Estoril.

Recorde as incidências da partida

Depois da goleada na última jornada, diante do Boavista, por 4-0, Artur Jorge, treinador do SC Braga, fez apenas uma alteração no onze, com Borja de regresso, ocupando o lugar de Victor Gómez.

Do lado do Estrela da Amadora, que empatou com o Chaves (1-1), Sérgio Vieira apostou em Nanu e Regis N'Do no onze inicial, preterindo Nilton Varela e André Luiz.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Sempre Borja

O primeiro remate do jogo pertenceu ao SC Braga, logo aos 6 minutos, com Borja a rematar, à entrada da área, para Bruno Brígido segurar.

Respondeu o Estrela da Amadora, aos 9', aproveitando uma perda de bola de Vítor Carvalho, com Léo Cordeiro a servir Léo Jabá e o extremo a rematar, em arco, pertíssimo do poste da baliza de Matheus.

Já depois do quarto de hora, e no espaço de um minuto, o SC Braga foi por duas vezes com perigo à baliza tricolor, primeiro com Banza, de cabeça, após cruzamento de Roger, a desviar para defesa de Bruno Brígido, e depois Roger, servido por Ricardo Horta, a cabecear para defesa do guarda-redes do Estrela.

Ricardo Horta ressentiu-se

Aos 22' foi novamente Roger, desta feita numa iniciativa individual, a atirar para defesa de Bruno Brígido, antes de Artur Jorge ser forçado a uma primeira alteração, quando Ricardo Horta, aos 25 minutos, ficou caído no relvado, com queixas na perna direita. Depois de ter regressado na última jornada, após três jogos ausente, o capitão do SC Braga ressentiu-se e, aos 29', deu o lugar a Bruma.

Pouco depois da meia hora, aos 32', após livre de João Moutinho e saída pouco ortodoxa de Bruno Brígido, a soco, Borja testou pela terceira vez a pontaria, novamente por cima da baliza tricolor.

Aos 40' voltou a ser o SC Braga a ficar perto do golo, com Borja a cruzar da esquerda, junto à linha de fundo, para Roger surgir ao segundo poste e, pressionado por Nanu, atirar por cima. Resposta imediata do Estrela, aos 41 minutos, com Ronaldo Tavares a rematar cruzado e ao lado da baliza de Matheus.

Ainda antes do intervalo, Bruma serviu Vítor Carvalho para um remate contra a muralha defensiva do Estrela e, já dentro do último dos três minutos de compensação, Borja, uma vez mais, mas de pé direito, a atirar para grande defesa de Bruno Brígido.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

Jogado pela televisão

A segunda parte começou sem substituições em ambas as equipas, para lá da entrada de Bruma, ainda no primeiro tempo, mas com vários sobressaltos e o VAR em ação.

Logo aos 48 minutos, Hélder Malheiro foi chamado ao VAR, depois de Vítor Carvalho ter tocado com a mão na bola, dentro da área do SC Braga, num lance com Kialonda Gaspar. O árbitro viu e reviu as imagens, decidindo-se pela legalidade do lance.

Já depois de Ronaldo Tavares, aos 52 minutos, atirar de pé esquerdo ao lado, foi Banza que caiu na área do Estrela da Amadora, perante Pedro Mendes, aos 53'. Hélder Malheiro apontou para a marca de penálti, foi novamente chamado ao VAR, uma vez mais discordou do seu colega e manteve a decisão, que o mesmo Banza, com classe, transformou no 1-0, de grande penalidade, os 57 minutos.

Mais problemas físicos

Se Ricardo Horta foi obrigado a sair na primeira parte, lesionado, também Vítor Carvalho, aos 65 minutos, deu o lugar a Zalazar, saindo assistido pela equipa médica do SC Braga, ao mesmo tempo que Pedro Mendes, central do Estrela, deu indicações de não estar bem, com Sérgio Vieira a lançar Nanu, bem como Nilton Varela, prescindindo ainda de Nanu.

Foi mesmo Rodrigo Zalazar que, aos 72 minutos, ficou perto do 2-0, já sem Bruno Brígido na baliza, após saída a punhos, mas com o remate a sair ao lado.

Para o último quarto de hora Sérgio Vieira lançou Kikas e André Luiz, tirando Regis N'Do e Ronaldo Tavares, e logo aos 77 minutos foi Matheus a impedir que André Luiz criasse perigo, antes de Borja, aos 79', rematar para boa defesa de Bruno Brígido.

Era a altura de Artur Jorge voltar a mexer, com Victor Gómez e Álvaro Djaló nos lugares de Joe Mendes e Abel Ruiz, antes de Sérgio Vieira também esgotar as opções, aos 80', com Bucca no lugar de Pedro Sá.

Balão cheio

Aos 84 minutos Jean Felipe, de meia distância, assustou Matheus, com um remate a rasar a barra da baliza do SC Braga, antes da resposta minhota chegar em forma de... golo. Em contra-ataque, Bruno Brígido ainda conseguiu cortar a bola de Banza, mas o lance sobrou para Rodrigo Zalazar que, com calma, tocou para a direita e permitiu o remate certeiro de Bruma. O extremo internacional português, que não marcava desde 8 de dezembro, voltou ao festejo habitual, enchendo um balão até... rebentar.

Já dentro dos nove minutos de compensação concedidos pelo árbitro, tantas foram as corridas até ao monitor do VAR, chegou o melhor golo da noite, aos 90+3', da autoria de Roger. Já depois de um grande remate, em arco, ao poste, com Bruma a tentar a recarga, de primeira, a bola voltou a Roger que, à segunda tentativa, atirou mesmo a contar para o 3-0, com um golaço, que ainda foi ao VAR para verificar a legalidade de Banza dentro do lance. 

Aos 90+7' Bruma ainda lançou Álvaro Djaló, que rematou forte para defesa de Bruno Brígido, antes de, aos 90+9', o Estrela da Amadora beneficiar de um livre, cobrado por Jean Felipe, diretamente à baliza mas para as mãos de Matheus.

Homem do jogo Flashscore: Roger Fernandes (SC Braga)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform