Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hugo Viana revela o detalhe que acelerou a transferência de Viktor Gyökeres

Viktor Gyökeres tem estado em destaque no Sporting
Viktor Gyökeres tem estado em destaque no SportingAFP
O avançado sueco chegou esta temporada do Championship e teve efeito imediato na equipa leonina com dois golos em três jogos. Uma transferência que foi facilitada através do contato pela TransferRoom, plataforma especificamente desenhada para promover o contacto entre clubes e potenciar negócios.

O Sporting fez história em várias frentes com a contratação de Viktor Gyökeres, por 20 milhões de euros (a que podem acrescer mais quatro milhões), no verão.

O avançado sueco chamou a atenção dos leões depois de ter marcado 21 golos e registado 12 assistências na época de 2022/23, ajudando o Coventry City a chegar à final do play-off do Championship.

Não só é a maior verba que o Sporting já pagou por um jogador, superando a contratação de 16 milhões de euros do novo companheiro de ataque do sueco Paulinho, como é também o negócio mais valioso alguma vez efectuado através do TransferRoom.

O diretor do futebol do Sporting, Hugo Viana, e a sua equipa de recrutamento utilizaram o mercado digital do futebol mundial para declarar o interesse em Gyökeres e contactar os decisores do clube vendedor, e foi esse acesso direto e esse ponto de contacto de confiança com as pessoas certas no clube vendedor que ajudaram a concretizar o negócio histórico.

"A plataforma da TransferRoom deu-nos a oportunidade de contactar diretamente os decisores do clube vendedor e dar a conhecer o nosso interesse na contratação de Viktor Gyökeres", disse o antigo internacional português: "Esse acesso direto às pessoas-chave do Coventry City fez uma grande diferença na aceleração das negociações para a transferência recorde do nosso clube. A plataforma também nos fornece uma base de dados fiável de contactos de confiança, o que foi muito valioso neste caso e beneficia o nosso negócio de transferências em geral."

Transferência recorde

Os maiores negócios feitos através da TransferRoom
Os maiores negócios feitos através da TransferRoomTransferRoom

Ultrapassa o anterior recorde da TransferRoom, a transferência de Carlos Alcaraz, no valor de 14 milhões de euros, do Racing Club da Argentina para o Southampton, então na Premier League, em janeiro de 2023.

A Insua & Rol Sports Group, uma agência de confiança na TransferRoom, utilizou a plataforma para iniciar negociações com as pessoas-chave do Southampton e conseguiu concretizar o negócio no prazo de uma semana. 

Sebastián López, sócio da Insua & Rol, afirmou no vídeo abaixo: "Como principal jogador da nossa carteira, queríamos que o Carlos fosse para a frente. No início da janela de transferências, o Southampton entrou em contacto connosco e enviou-me uma mensagem na plataforma, obtendo os meus dados de contacto. No espaço de uma semana após o primeiro contacto, conseguimos concluir o negócio".

A negociação de Alcaraz ocorreu na mesma janela de transferências de inverno que a transferência de Antoine Semenyo, por 10 milhões de euros, do Bristol City para o Bournemouth, da Premier League, e a de Evander, por 9,5 milhões de euros, do FC Midtjylland, da Superliga dinamarquesa, para o Portland Timbers, da Major League Soccer.

No caso de Evander, o Midtjylland viu que os Timbers procuravam um jogador semelhante ao perfil do médio ofensivo brasileiro depois de colocarem um anúncio na TransferRoom e apresentaram-no diretamente ao clube, mostrando como os emblemas vendedores podem satisfazer as necessidades dos compradores com êxito através da plataforma.

Kristian Kjaer, Diretor de Recrutamento e Chefe de Direito Desportivo do Midtjylland, disse à TransferRoom: "Evander teve muito interesse da MLS nos últimos dois ou três anos, por isso, para nós, fez muito sentido reagir ao anúncio. Experimentei porque queria ver se criaria algo especial."

O negócio que completa o top 5 foi também um recorde para um jogador do Draft da MLS: Daryl Dike.

Falando num painel de discussão exclusivo ao lado do diretor esportivo do SAF Botafogo, André Mazzuco, no TransferRoom Summit em São Paulo, Brasil, o diretor técnico do Orlando City, Ricardo Moreira, explicou que eles usaram a capacidade de identificar e contatar clubes específicos para atender às suas necessidades no TransferRoom.

Em busca de tempo de jogo com a temporada da MLS adiada em 2020 devido à pandemia de COVID-19, eles usaram o recurso Pitch para garantir um contrato inicial de empréstimo ao Barnsley, no qual ele teve uma sequência prolífica de golos para levar o clube aos play-offs do Championship.

Depois, aproveitaram o bom desempenho de Dike para o transferir definitivamente para outro clube da Championship, o West Bromwich Albion, por 8,6 milhões de euros. 

"Tínhamos identificado a segunda divisão de Inglaterra e a segunda divisão da Alemanha como locais onde o Dike poderia encontrar o seu melhor nível", disse Moreira no vídeo abaixo: "Depois, a plataforma TransferRoom ajudou-nos a encontrar não só clubes interessados, mas também clubes específicos com os quais podíamos falar e fazer avançar esse interesse."