João Moutinho e os 1000 jogos como profissional: "Nunca pensei nesse número, apenas em singrar no futebol"
1000 jogos: "Nunca pensei nesse número, apenas em singrar no futebol, ter uma boa carreira profissional. Consegui chegar à Seleção, ajudando os clubes por onde passasse. Mas pensava só no presente, dando o melhor em prol dos objetivos. Era essa a condição que levava a procurar apenas uma excelente carreira."
SC Braga: "Tem sido uma experiência extraordinária, agradeço a todos pela minha integração aqui, muito positiva. Todos nós queremos sempre mais, nunca estou satisfeito, quero continuar a ganhar jogo e a contribuir para o sucesso da equipa. E, claro, a conquistar títulos. Temos essa capacidade e valor, passa tudo por estar a cem por cento nos treinos para ganhar jogos."
Regresso a Portugal: "Nunca fui de pensar assim tanto no próximo passo, não pensava, por exemplo, se iria sair de Portugal. Olhava ao presente e ao contributo em todas as competições que jogasse. Como sempre dizia o futuro a Deus pertence. Se algo fosse bom para mim e para o clube onde estivesse, logo se pensava e via, se algo aparecesse discutia-se para ser bom para todas as partes."
Afirmação do SC Braga: "Acompanhava e seguia o campeonato. Tenho tido amigos aqui, companheiros de Seleção, com quem me dava e dou bem. Tenho visto um SC Braga sempre nos lugares de cima da tabela, mesmo nos anos em que jogava cá era sempre extremamente difícil defrontá-los, criavam muitas dificuldades. E ao longo deste tempo manteve-se em cima a competir muito bem na Liga, na Taça e na Europa. Cheguei a disputar uma final europeia contra o SC Braga. Percebe-se que é um clube que quer continuar a crescer, cada vez mais a lutar pelo campeonato. É isso que se tem vindo a ver. Dá para perceber por esta academia, pelos títulos na formação , que, antes, não eram prováveis. O SC Braga forma grandes jogadores e nos seniores queremos conquistar títulos e dar alegrias aos adeptos."
Influência dos amigos: "Foi muito importante, falei com eles todos antes de tomar a decisão. Eu já sabia o que ia encontrar, são pessoas em quem tenho confiança, de quem sou amigo. Disseram-me como era o grupo, isso ajudou ou fez com que quisesse vir para cá um bocadinho mais. Não foi só isso, foi também a estrutura, um clube em crescendo a contratar grandes jogadores. Tem demonstrado ambição. Sempre consegui contribuir em todos os clubes e ganhar títulos. É com esse intuito que vim para Braga, o de conquistar coisas grandes."
Irreverência e experiência: "É uma conjugação importante para chegarmos mais longe. A irreverência dos jovens é vital como também a experiência de sabermos que, em certos momentos, não podemos facilitar. É um conjunto de aspetos somados à qualidade e querer de todos. São coisas que temos de meter no campo todos os dias. É com espírito que vamos avançando para darmos alegrias aos adeptos e a nós mesmos, pois somos ambiciosos."
Pressão no SC Braga: "Claro que sim. A pressão é sempre melhor quando é para vencer títulos, não é a pressão de jogar para não descer, manter, ou para o meio da tabela. Aqui estamos obrigados a pensar em ganhar todos os jogos, temos qualidade para isso, é algo que nos faz ser melhores a cada dia. O SC Braga mostra-se melhor todos os anos e prossegue com a sua afirmação."
Liga dos Campeões: "Sentimos em alguns jogos que fizemos boas exibições mas os resultados não nos acompanharam. O futebol é isto, sabíamos que podia acontecer perante equipas mais experientes e que sabiam o que fazer para passar a fase de grupos. Foi o preço de alguma inexperiência nestas andanças, mas a equipa provou qualidade para fazer melhores resultados. Não podemos ficar tristes, demos o nosso máximo e podíamos ter chegado mais longe."
Liga Europa: "O importante foi termos conseguido manter o SC Braga nas provas europeias e acho que podemos ter palavra a dizer na competição. Deve ser dos anos em que o lote de equipas ainda presentes está mais forte, sabemos disso mas temos ambição e vontade de demonstrar que não estamos aqui só para jogar e competir. Esse é só um dever, podemos ter uma palavra na disputa do título. Temos de estar atentos porque o futebol também é fértil em resultados inesperados, temos de mostrar sempre vontade de vencer."