Jorge Fernandes vive a melhor fase no Castelo: "Muita resiliência, disciplina e dedicação"
Recorde as principais incidências da partida
O Vitória SC passou por um momento de alguma intranquilidade técnica no arranque da nova temporada e demorou a acertar o passo até atingir uma posição confortável no 5.º lugar da tabela classificativa da Liga.
A saída do treinador Moreno Teixeira, logo após a primeira jornada, deu início à dança no comando técnico dos conquistadores: João Aroso fez a transição para a chegada de Paulo Turra, que não resistiu aos maus resultados e saiu ao fim de seis jogos. Seguiu-se a era Álvaro Pacheco, que trouxe uma onda de bons resultados para Guimarães (12 vitórias, três empates e três derrotas).
Jorge Fernandes, o totalista
No meio de tanta turbulência, houve sempre um nome que resistiu à mudança e que se manteve de pedra e cal no onze vitoriano: Jorge Fernandes. O central formado no FC Porto disputou 27 dos 28 jogos realizados pelo Vitória SC na presente temporada, apenas suplantado nesse ponto por Jota Silva, embora o extremo tenha disputado menos 118 minutos do que o central.
Aos 26 anos, o defesa tem sido uma aposta segura no eixo defensivo do esquema de Álvaro Pacheco e vive o "melhor momento" da carreira com o símbolo de D. Afonso Henriques ao peito, isto depois de algumas lesões nas primeiras épocas ao serviço dos vitorianos terem atrasado a sua plena afirmação em Guimarães.
Ainda com muito para jogar até ao final da temporada - Liga e Taça de Portugal -, Jorge Fernandes é totalista no campeonato e está a pouco mais de 600 minutos de superar o melhor registo de utilização enquanto sénior, mais um sinal claro da sua afirmação em 2023/24.
"O Jorge está a viver o seu melhor momento, fruto de muita resiliência, disciplina e dedicação diária. É um atleta na verdadeira aceção da palavra, muito focado no trabalho, dentro e fora de campo, e a sua melhor época é o resultado de todo este somatório. Há também muito mérito para o mister Álvaro, um treinador muito exigente e que transmite muita confiança, que conseguiu potenciar o Jorge no seu melhor nível", explica Hélio Martins (SoccerSoul), empresário do camisola 44 do Vitória SC, em declarações ao Flashscore.
"Ele é um líder pelo exemplo e isso também o torna especial. Tem sentido também muito o carinho da massa adepta do Vitória SC, que é uma das mais exigentes da nossa Liga, e está trabalhar para cumprir aquilo que sempre disse: 'vou para o Vitória SC para fazer história'. Creio que está no caminho certo", sustenta.
"É um exemplo para todos os colegas e amigos"
O bom desempenho de Jorge Fernandes também é motivo de orgulho para o antigo companheiro e amigo de longa data João Costa. O guarda-redes do Feirense partilhou o campo com o central em 15 ocasiões e garante não estar surpreendido com o rendimento do central.
"Como antigo companheiro e amigo não me admira, só está demonstrar toda a sua capacidade, potencial e todo o trabalho que fez para chegar ao nível em que está. Está no seu melhor momento no Vitória SC, na sua máxima confiança e está a demonstrar ser um dos melhores defesas centrais da nossa Liga", defende João Costa, em conversa com o Flashscore.
"É um exemplo pra todos os colegas e amigos, como profissional e pessoa. O que se cuida para estar no seu melhor e o que trabalha para ser melhor e de um patamar superior", completa o guardião.
Liderança, confiança e qualidade. Algumas das características destacadas por Hélio Martins e João Costa e que tornam Jorge Fernandes um dos defesas mais respeitados e em melhor momento no principal campeonato português. O central do Vitória SC é mesmo o defesa com mais duelos ganhos na Liga, com 136, acima de Aderllan Santos (112), do Rio Ave, Marcelo (106), do Moreirense, e Otamendi (98) e Zé Carlos (98), de Benfica e Gil Vicente, respetivamente.
"O Jorge sente que está na máxima confiança e reconhece que esta está ser uma época de sucesso. Não foi uma história de amor desde o princípio, mas qualquer adepto do Vitória SC está apaixonado pelo Jorge Fernandes neste momento", partilha João Costa.
"Sei que não ficará por aqui, o Jorge quer sempre mais e trabalha sempre para mais e sei que o vai conseguir", projeta.
Futuro: Seleção
O presente do central que ajudou o Vitória SC a travar o Benfica (2-2), no passado domingo, é de enorme reconhecimento das suas capacidades, traduzida na confiança de Álvaro Pacheco, que não tem abdicado do camisola 44 nem por um minuto. Já sobre o futuro, Hélio Martins garante que o foco de Jorge Fernandes está em Guimarães.
"O futuro é o hoje e o Jorge está de corpo e alma com equipa, cidade e clube. Não pensa no que pode acontecer no final da época, porque o mais importante nesta fase é apenas o dia seguinte. Depois disso, tudo o que virá será sempre uma consequência do seu trabalho e eu acredito que o Jorge vai ser muito feliz", considera o agente desportivo.
"Vejo o Jorge Fernandes a jogar competições europeias e a chegar à nossa Seleção Nacional. É um jogador de nível de topo e está no momento certo para dar o salto", acrescenta o amigo João Costa.