Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga assinala jogo 20.000 do campeonato: o Marítimo-Paços de Ferreira

Marítimo-Paços de Ferreira assinala número redondo na história do campeonato português
Marítimo-Paços de Ferreira assinala número redondo na história do campeonato portuguêsLiga Portugal
A partida entre Marítimo e Paços de Ferreira, da 28.ª jornada do campeonato, marcado para este sábado, 15 de abril, às 15:30, assinala o jogo 20.000 do futebol profissional (1.ª Divisão/1.ª Liga) em Portugal. Para assinalar este número redondo, Pedro Proença, presidente da Liga, e Helena Pires, diretora executiva, estarão presentes amanhã no Estádio dos Barreiros.

Quando o árbitro Artur Soares Dias der o apito inicial no jogo entre Marítimo e Paços de Ferreira, estarão disputados 20.000 jogos do campeonato português, numa história com mais de 88 anos.

Tudo começou no dia 20 de janeiro de 1935, quando se realizou a primeira partida do então chamado Campeonato da I Liga Experimental. O palco foi o histórico Campo das Amoreiras, em Lisboa, e frente a frente estiveram as equipas de Benfica e V. Setúbal.

Muita bola rolou desde esse dia até hoje. Pelo meio, em 1995, a principal prova do futebol português passou a ser organizada pela Liga Portugal. Ao longo destas últimas 27 épocas foram realizados 7977 jogos, pelo que o Marítimo-Paços de Ferreira será, também, um número redondo em termos de partidas efetuadas desde que a competição é organizada pela Liga Portugal.

As marcas redondas do campeonato português
As marcas redondas do campeonato portuguêsLiga Portugal

Mas marca ainda mais redonda – e bem mais impressionante – é, na verdade, aquela que será atingida somando todas as partidas realizadas nos últimos 88 anos. Antes do arranque da jornada 28, contabilizam-se 19.997 jogos desde que, naquele distante 20 de janeiro de 1935, Benfica e V. Setúbal deram o pontapé de saída no primeiro jogo do Campeonato da I Liga Experimental.  No sábado, 15 de abril, assinala-se então os 20.000 jogos do campeonato português.

Siga aqui as incidências do Marítimo-Paços de Ferreira